Arrow


Nascimento de centésimo bebê em Coaraci comemora secretário da Saúde

Por: Redação Itiruçu Notícias - quinta-feira, 24 de dezembro de 2020 - 0 Comentários

O nascimento do centésimo bebê em um único ano no município de Coaraci, distante 450 quilômetros de Salvador, é um feito inédito e foi alcançado nesta terça-feira (22). A razão para a comemoração do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e do prefeito Jadson Abrão, pauta-se no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do investimento em infraestrutura, equipamentos e equipe assistencial, o que tranquiliza as gestantes para que sintam-se seguras na própria cidade, sem a necessidade de se deslocar para os municípios vizinhos. 

“Essa experiência é especial, pois enviamos um kit de parto humanizado, que possui camas do tipo PPP (Pré Parto, Parto e Pós Parto), berço aquecido, poltrona para acompanhante e outros itens que são relativamente simples, porém nem todos gestores públicos tem o compromisso de fazer funcionar adequadamente o investimento em um Centro de Parto Humanizado, que atende as pacientes de baixo risco”, afirma o secretário, ao parabenizar o empenho do gestor municipal. 

O prefeito Jadson Abrão ressalta que “nunca antes na história de nossa cidade nasceram tantas crianças. E isso é motivo de alegria, pois no cenário atual da pandemia, conseguimos evitar que 100 mulheres se submetessem ao risco de viajar até Itabuna, que concentra uma grande quantidade de casos ativos, e serem infectadas”, aponta o gestor municipal, que ainda agradece ao secretário estadual “pelo empenho e dedicação com a saúde de todos os baianos”.

Para se ter uma ideia da evolução do número de partos no município de Coaraci, em 2017 ocorreram apenas cinco durante todo o ano, subindo para oito no ano seguinte. Em 2019 foram realizados 25 partos e esse ano, com os investimentos realizados, chegaram a cem.

O Governo do Estado está profundamente comprometido com a assistência médica ética e digna à população e, para tanto, vem investindo mais de R$ 70 milhões na ampliação e modernização da rede pública de assistência materno-infantil.


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE



 Gilnar