Arrow


Divulgado plano preliminar de vacinação contra a Covid-19

Por: Itiruçu Notícias - quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 - 0 Comentários

O governo federal apresentou as estratégias preliminares que irão pautar a vacinação da população contra a Covid-19. Pontos como grupos prioritários, eixos estratégicos do plano operacional, expectativas de prazos, investimento na rede de frio para armazenamento das doses, processos de aquisição de agulhas e seringas para atender a demanda e as fases da vacinação dos grupos prioritários estiveram entre as prioridades.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação deve ocorrer em quatro fases, obedecendo a critérios logísticos de recebimento e de distribuição das doses. As fases desenhadas pela equipe técnica priorizam grupos que levam em conta informações sobre nuances epidemiológicas da Covid-19 entre os brasileiros, bem como comorbidades e dados populacionais. Devem fazer parte da primeira fase de vacinação trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

Em um segundo momento, serão vacinados os cidadãos entre 60 e 74 anos. A terceira fase prevê a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam mais chance de agravamento da doença (portadores de enfermidades renais crônicas, cardiovasculares, dentre outras). A quarta e última fase deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

Serão 109,5 milhões de doses destinadas às quatro etapas da campanha, sendo que os esquemas vacinais dos imunizantes do Ministério da Saúde – Fiocruz/AstraZeneca e por meio da aliança Covax Facility – preveem duas doses da vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, estão garantidas 142,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 por meio dos acordos Fiocruz/AstraZeneca (100,4 milhões) e Covax Facility (42,5 milhões). O Ministério da Saúde ainda informou que o plano pode ser mudado a partir dos resultados das pesquisas. 

com informações do Ministério da Saúde


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE



 Gilnar