Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Chat Coronavírus atende a população da Bahia via internet

Governo da Bahia tem concentrado esforços no combate ao coronavírus. Por entender que a devida orientação à população sobre a Covid-19 é fundamental no enfrentamento da doença, a Secretaria da Administração (Saeb) – por meio da Diretoria de Transformação Digital da Superintendência de Gestão da Inovação (CTD/SGI) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) – em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesab) lança, nesta segunda-feira (20), o Chat Coronavírus, um serviço de atendimento por meio de chatbot, ferramenta que utiliza de inteligência artificial para interagir com usuários na internet.

Para ser atendido, o cidadão deve acessar o portal do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) pelo computador ou dispositivo móvel. O serviço também é oferecido pelo aplicativo do SAC Digital (disponível para download no App Store ou Google Play) ou ainda através do WhatsApp, pelo número (71) 3118-8499, como explica o diretor de Transformação Digital da SGI, Anderson Barbosa. “O Chat Coronavirus tem o objetivo de ajudar na identificação de casos suspeitos através de uma autoavaliação, na qual o cidadão poderá informar seus sintomas e sua condição de saúde”, diz.

Desta forma, o chatbot ajuda a identificar indivíduos que estejam com sintomas da Covid-19, classificando a gravidade dos mesmos para triagem de atendimento, tendo como base o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Após todo o autodiagnóstico sugerido pelo robô no chat, em caso de se identificar um possível infectado pela Covid-19, o potencial paciente é procurado por um médico para ser devidamente orientado e encaminhado para uma unidade de saúde. 

Dez auditores médicos da Auditoria Sus-Sesab estarão a postos para atender essa população triada pelo Chat Coronavírus. “O sistema está preparado para atender, aproximadamente, de 70% a 80% da população da Bahia, cerca de 12 milhões de pessoas. Desta maneira, conseguimos monitorar os casos suspeitos de Covid-19 em todo o estado”, explica Barbosa. O Chat Coronavírus oferece também orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre medidas de enfrentamento da pandemia na Bahia.

Tele Coronavírus – Outra forma de ter orientações sobre a Covid-19 é o Tele Coronavírus, uma iniciativa do Governo do Estado juntamente com Ufba e Fiocruz Bahia. A ferramenta de tele assistência permite auxílio rápido ao cidadão, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde neste primeiro momento. O cidadão liga para o número 155, gratuitamente, e é atendido por um estudante de medicina do quinto ou sexto ano devidamente capacitado.

O Tele Coronavírus utiliza toda expertise de atendimento ao público da Rede SAC. O call center 155 conta com a participação de 45 funcionários do SAC na linha de frente, recepcionando as ligações dos cidadãos. Os atendentes fazem uma triagem, aplicando um questionário da Sesab/Fiocruz. Na sequência, a ligação é transferida para um dos 1.200 estudantes de medicina que participam voluntariamente do projeto.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter