Arrow


Milhares de pessoas participam do funeral de Qassem Soleimani

Por: Redação Itiruçu Notícias - sábado, 4 de janeiro de 2020 - 0 Comentários


Milhares de pessoas participam neste sábado (4) em Bagdá, no Iraque, do início das cerimônias fúnebres de Qassem Soleimani com gritos de guerra e palavras de ordem de "morte à América". O general iraniano morreu nessa sexta-feira (3), alvo de um ataque aéreo dos Estados Unidos, visto por muitas agencias de notícias como um ato terrorista dos norte americanos.

Um dia depois do ataque norte-americano, milhares de pessoas estão reunidas em Khadhimiya, norte da capital iraquiana, num famoso santuário xiita daquele país, para participar das cerimônias fúnebres.

Soleimani era o comandante da Força Quds, uma brigada de elite da Guarda Revolucionária Islâmica considerado um herói pelo iranianos. O líder supremo aiatolá Ali Khamenei advertiu que os Estados Unidos irão enfrentar séria retaliação.

As tensões estão crescendo no Iraque entre as forças americanas e grupos de militantes apoiados pelo Irã. O governo americano planeja enviar cerca de 3 mil soldados adicionais ao Oriente Médio, em resposta a recentes incidentes.

Neste domingo (5), o Parlamento iraquiano vai realizar uma reunião extraordinária para debater a situação no país após o ataque de sexta-feira. Os parlamentares poderão condenar a presença norte-americana no país. Washington já anunciou que planeja enviar mais 3.500 soldados para a região, além dos 5.200 militares que já se encontra em território iraquiano.
O presidente do EUA disse que o ataque que resultou na morte de Soleimani deveria ter sido feito há muito tempo.
Itiruçu Notícias | com informações da RTP, de Portugal, e NHK, do Japão


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE



 Gilnar