Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Dirofilariose: a doença do verme do coração que pode levar o cão à morte


Nesta época do ano, em que as temperaturas começam a subir, é muito comum que surjam campanhas contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, com recomendações de como evitá-lo. Mas, você sabia que o Aedes Egypti e outros mosquitos também podem ser transmissores de uma doença que acomete seu cão?

Conhecida como doença do verme do coração, a Dirofilariose canina é causada por um parasita e tem como transmissor alguns mosquitos. "O mosquito infecta o animal com as larvas enquanto se alimenta do seu sangue. Uma vez no organismo, essas larvas migram pelos tecidos do corpo do animal em direção ao coração e aos vasos sanguíneos do pulmão, onde os vermes se tornam adultos", explica o médico-veterinário Alexandre Merlo, Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis.

De acordo com o especialista, o agravante da doença é que, em seu estágio inicial, o cão não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico. "Tosse, emagrecimento, dificuldade para respirar e fadiga são algumas das manifestações que podem surgir após alguns meses de infecção", completa Merlo. "O maior problema causado pela Dirofilariose é a insuficiência cardíaca, que pode levar o cão à morte".

Se você mora na praia, costuma levar seu cão ao litoral, ou ainda mora em áreas com incidência alta de mosquitos, a maneira mais rápida e eficaz de protegê-lo é fazendo a prevenção. "Importante ressaltar que ainda que áreas litorâneas apresentem condições mais favoráveis ao desenvolvimento de mosquitos, a infecção também é detectada em outras regiões do País mesmo em estados distantes do litoral, por isso é importante a prevenção da dirofilariose em todos os cães. Além disso, a prevenção é uma importante medida para conter a doença e impedir que ela se alastre ainda mais e atinja lugares livres deste mal", alerta Merlo.

ProHeart SR-12 - Antiparasitário injetável, o medicamento é indicado para cães a partir do sexto mês de idade para prevenção anual do verme do coração.
"Uma picada é o suficiente para a infecção. Com apenas uma dose da vacina, o cão fica protegido por um ano", explica o especialista.

"Importante lembrar que o cão deve ir ao menos uma vez ao ano a um médico-veterinário e de que qualquer tratamento deve ter o acompanhamento de um especialista", finaliza Merlo.
Itiruçu Notícias | Com informações do Zoetis | Foto Divulgação

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter