Arrow

VERSÍCULOS BÍBLICOS

LEIA A BÍBLIA!

Itiruçu: SEC aplica Saeb para estudantes da rede municipal

Por: Redação Itiruçu Notícias - terça-feira, 22 de outubro de 2019 - 0 Comentários


A rede municipal de Educação de Itiruçu está realizando o segundo momento de sensibilização da comunidade escolar para a importância da prova do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), diversas ações de fortalecimento aconteceram no primeiro momento da última sexta-feira, (18/10) e seguindo a programação continuam nesta semana enfatizando a relevância da prova para a escola, aluno e município.

O Saeb é a avaliação nacional que gera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Itiruçu a avaliação será no dia 24 de outubro quinta-feira. 
A avaliação será aplicada para as turmas do Ensino Fundamental (5º Ano e 9º Ano) e do Ensino Médio (3º Ano).
"Os alunos e educadores trabalham juntos para que o resultado da avaliação seja positivo. A sensibilização junto aos alunos faz parte das ações da SEMEC", ressaltou a secretaria de Edudação Ana Paula Oliveira

Fiquem sabendo o que é Saeb?

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE