Arrow

VERSÍCULOS BÍBLICOS

LEIA A BÍBLIA!

Covas tem câncer no estômago com metástase no fígado

Por: Redação Itiruçu Notícias - segunda-feira, 28 de outubro de 2019 - 0 Comentários

O prefeito terá que fazer quimioterapia




O prefeito Bruno Covas (PSDB) teve o diagnóstico de um câncer no estômago confirmado na tarde desta segunda-feira, 28, e terá que passar por quimioterapia. O tumor sofreu metástase (se espalhou) para o fígado e para linfonodos da região abdominal. O prefeito, de 39 anos, não pedirá licença do cargo para fazer o tratamento.

Covas irá despachar a partir do Hospital Sírio-Libanês enquanto estiver internado, com concordância da equipe médica. O prefeito já é candidato de seu partido à reeleição, no ano que vem, e não deve deixar o centro médico ao menos até o fim desta semana.

Em entrevista coletiva hospital, na tarde desta segunda-feira, 10, a equipe médica coordenada pelo infectologista e ex-secretário da Saúde David Uip informou que o câncer teve início na cárdia, espécie de válvula que faz a ligação entre o esôfago e o estômago. Entre suas funções está a de impedir que o alimento volte depois de chegar ao estômago. Quando há falha na estrutura, pode ocorrer refluxo.

Segundo o oncologista Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, que também integra a equipe médica do prefeito, serão realizadas inicialmente três sessões de quimioterapia, com intervalo de 20 dias entre cada uma delas. "Exames complementares estão sendo feitos, mas os resultados demoram de duas a três semanas. A partir deles, poderemos refinar o tratamento, se necessário", explicou Pfiffer.

A equipe não descarta a necessidade de uma cirurgia. O cirurgião Raul Cutait explicou que a opção pela quimioterapia de início tem como objetivo reduzir o tamanho das lesões cancerígenas para, caso uma intervenção cirúrgica seja necessária, ela seja menos invasiva. Isso porque por tratar-se de uma área pequena e delicada do aparelho digestivo, a cirurgia precisaria ser mais minuciosa e contar com técnicas de reconstrução do órgão com a utilização de alças do intestino delgado, por exemplo.

De acordo com Uip, apesar da metástase, o tumor foi descoberto precocemente e o fato de o prefeito ser jovem e saudável aumentam as chances de sucesso do tratamento. "Ele está disposto e muito animado", disse Uip.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PARCEIROS



Publicidade