Deputado defende vaquejada como legado da cultura nordestina - Itiruçu Notícias - Você conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

Como começou o São Pedro de Itiruçu?

A maior festa do município de Itiruçu o São Pedro de Itiruçu já tem 62 anos de tradição. Segundo o professor e historiador Marcos Cesar, o São Pedro de Itiruçu tem origem nos anos 50 do séc XX, quando o médico Dr. Antenor Rodrigues Costa, que concluiu o curso de medicina e foi trabalhar na cidade de Maraú "Recôncavo da Bahia", mas resolveu mudar para outra cidade, mas que tivesse a terminação em u, e a cidade escolhida foi Itiruçu. Na época era raro ter médico em cidade pequena e DR, Antenor sentiu falta de lazer, pois Itiruçu não tinha o que oferecer em lazer, então resolveu reunir a sociedade itiruçuensse, e na reunião ficou decidido a criação de um clube social. O Senhor Vivaldo Bastos fez a doação do terreno, localizado na Rua Presidente Vargas, onde hoje se encontra o Posto de Saúde. Com a contribuição em dinheiro e mão de obra, ergue-se o clube, que foi batizado com o nome de "Sociedade Lítero Recreativa de Itiruçu" (SLRI) sendo inaugurado em 1956, com grande festejos e pompas, dando inicio naquele ano a festa de São Pedro...CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Fé realiza os desejos de nossos corações


A Fé é acreditar que uma coisa é verdade e agir de acordo com essa crença. Todo mundo tem fé em alguma coisa. A Bíblia diz que devemos ter fé em Deus e no Seu poder para mudar nossa vida. Somos salvos pela fé em Jesus.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” - Hebreus 11:6.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS



BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Deputado defende vaquejada como legado da cultura nordestina

Por: Redação Itiruçu Notícias - domingo, 16 de junho de 2019 - 0 Comentários


O mês de junho na Bahia é marcado pelos festejos juninos e é um período importante para manter a vaquejada como legado da cultura nordestina. Foi o que defendeu o deputado estadual Marcelo Veiga (PSB), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última terça-feira (11). Para o parlamentar, é fundamental “apreciar e defender a cultura do estado e da região Nordeste”. Ele salienta que a agenda que cumpriu no último final de semana na região do semiárido baiano, foi para participar de eventos juninos e que valorizam a arte e a cultura da vaqueirama.

“A Bahia é um dos estados mais ricos em cultura e temos manifestações em diferentes regiões. No último sábado, por exemplo, estive na cidade de Canudos, onde pude participar de uma missa do vaqueiro, além de conferir a famosa cavalgada da cidade. Acho importante estar nesses eventos que dão valor a cultura nordestina”, aponta Marcelo. Ele também esteve em Novo Triunfo, onde aconteceu outra vaquejada. “Sabemos que a prática, além de esporte é um meio cultural que movimenta a economia dos municípios. Fiz questão de estar ao lado do prefeito Bastitinha, do vice-prefeito Jerry, que fez o parque da vaquejada e do ex-prefeito Ligeirinho - porque acho importante que o poder público e deputados acompanhem e defendam essa cultura”, complementa.

Marcelo Veiga ressalta a participação de vaqueiros de todo o Brasil, principalmente no Norte e no Nordeste, e destaca a participação do vaqueiro famoso no Brasil, Natan Queiroz, a luta em defesa do legado cultural da vaqueirama. “Ele é jovem, assim como eu, e defende e prática da vaquejada com respeito e cuidados aos animais. Sabe da importância popular, social e econômica desse esporte que é tão querido na Bahia. Já no último domingo estive em Abaré, com o prefeito Fernando Tolentino, também fazendo questão de estar próximo do povo que me ajudou chegar ao cargo de deputado”, frisa.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS