Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Piadas de Bolsonaro 'sobre tamanho' e revoltam japoneses


As declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que compararam o Japão e os japoneses a coisas pequenas geraram revolta e risadas entre descendentes do país que vivem em São Paulo.

No dia 15 de maio, Bolsonaro foi abordado por um rapaz estrangeiro de feição asiática no aeroporto de Manaus. Ao posar para fotos, Bolsonaro fez um gesto com a mão e disse "tudo pequenininho aí?"

Nove dias depois, na sexta-feira (24), o presidente voltou a repetir a comparação, ao falar sobre a reforma da Previdência. "Se for uma reforma de japonês, ele vai embora. Lá [no Japão], tudo é miniatura", declarou o presidente, em Petrolina, Pernambuco.

Procurados pela reportagem, representantes da comunidade japonesa em São Paulo se dividiram sobre as declarações: alguns se mostraram revoltados, enquanto outros preferiram reagir com bom humor.

"Não sei se ele disse isso em relação à estatura ou a outra coisa. Se foi por relação a órgão sexual, foi infeliz essa colocação. É muito revoltante. Vindo de um presidente, é muito condenável. A gente não deve ficar inerte a esse tipo de comentário", disse Raul Takaki, diretor do jornal Nikkei Shibum, publicado em japonês e distribuído em São Paulo.

"Minha resposta é uma sonora risada. O presidente pode falar o que ele quiser. Não tem que dar muito valor, tem que relevar, que rir", diz Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa).

"Isso de miniatura tem dois lados, um positivo e um negativo. É um país pequeno, mas que conseguiu se projetar ao mundo, criar tecnologia, tem uma arte milenar. Fazer miniatura é uma arte", ponderou Ishikawa.

O Consulado do Japão em São Paulo não quis se pronunciar. "Estamos cientes da fala do presidente, mas não sabemos sobre detalhes a respeito da relação dos fatos e da intenção do pronunciamento. Por isso, preferimos não comentar nada em relação a isso", disse o vice-cônsul Yasuhisa Ikeda.

O país asiático possui 126 milhões de habitantes e é a terceira maior economia do mundo. Seu PIB atingiu US$ 4,8 tri em 2017. O do Brasil (8ª maior economia) foi de US$ 2 trilhões naquele ano.
Da FOLHAPRESS

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter