Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Itiruçu: Por falta de médico, Prefeita assume plantão em USF


A Prefeito de Itiruçu , a médica Lorenna Moura de Gregório, vem  dando plantão em Unidades de Saúde do município de Itiruçu  após a saída do médicos cubanos do programa mais Medico.
O Governo Federal  pretendia fazer a substituição, mas vem tendo dificuldade para preencher as vagas do Mais Médicos com brasileiros

Na manhã desta sexta-feira (03), o Itiruçu Notícias  recebeu informações que a médica e prefeita   tinha assumindo de forma voluntaria a USF Rubens Amaral, mas que também vem atendendo no USF João Batista e atendimento também na Zona Rural do Município.
A prefeita disse que está buscando profissionais para os cargos vagos e que dará plantão enquanto for necessário.

Mesmo sem ter preenchidas as 8.517 vagas deixadas pelos cubanos, mais 1.050  médicos brasileiros já desistiram do programa até abril de 2019, e cerca de 1.300 vagas que foram oferecidas para os brasileiros formados no exterior ainda não foram preenchidas.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

2 comments:

  1. Essa prefeita é retada!!

    ResponderExcluir
  2. Tenha certeza que não é por falta de médico! Contrate com salário com base no piso salarial da região ou abra concurso com remuneração digno se não aparece médico. Aproveita e faz concurso também para enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem (todos profissionais com salários precarizadas). O programa mais medico existe efetivamente a pouco tempo, desde de 2014. Então antes como era feita a contratação medica? A gestão Federal nós últimos 10 anos abriu inúmeras faculdades de medicina em todo Brasil, que atualmente hoje em dia existe uma grande quantidade de profissional formado. Além disso a gestão municipal e a população não podem ficar completamente submissa a um programa sensivel as intempéries politico-administrativas da gestão Federal. É muito louvável o trabalho da prefeita mas a mesma está ciente que esse trabalho é como "enxugar gelo" não resolve nem o problema da gestão muito menos da população. Aí eu me pergunto o que impede o contrato temporário de médico para esses PSFs enquanto a gestão Federal não resolve essa questão?
    Outra questão que não chega a luz do conhecimento da população é que existe 2 motivos para os médicos brasileiros do programa mais medico não permanecer no programa, a primeira e a mais comum é a falta de estrutura financeira de apoio, a ajuda de custo precária, que seria a contrapartida da prefeitura aos médicos muitos municípios pagam abaixo de 2000 reais e tem vários que pagão miseráveis 1 reais mensal ao médico quando não dão o calote. Outro fator é quando o profissional passa em residência médica e retorna a universidade para se especializar. Antes de ser gestora muitos municipal ela é médica e mais que ninguém está ciente dessas questão. Dá pra resolver é só ter um pouco olhar essa questão sem demagogia e não colocar sempre "questão dos cubanos" como bode expiatório.

    ResponderExcluir

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter