Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Projeto lei de Zé Cocá, fortalece cadeia produtiva de leite na Bahia


O deputado Zé Cocá (PP) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) projeto de lei que determina a obrigatoriedade da aquisição de leites e derivados junto aos produtores rurais da Bahia, nas licitações publicadas pela administração pública estadual, em que haja a necessidade do fornecimento de laticínios. 

O parlamentar acredita que a aprovação do PL irá favorecer o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no estado, provocando o desenvolvimento e o fortalecimento da economia baiana.“Os modelos arcaicos e tradicionais de exploração de leite ainda persistem e convivem com sistemas de produção modernos e propriedades tecnificadas, gerando um grande contraste na exploração da atividade leiteira. 

Mesmo com indicadores de eficiência abaixo do mínimo necessário para viabilizar a atividade, considerando a média da região, a pecuária de leite exerce uma relação mais do que intrínseca na vida dos nordestinos, demonstrando grande importância socioeconômica”, destacou o parlamentar.

Ao justificar a proposição, Zé Cocá lembrou que no período de 2000 a 2010, a produção de leite no Nordeste apresentou um expressivo crescimento (95,5%), inclusive acima da média nacional (55,4%). Segundo ele, dentre os estados nordestinos, a Bahia é o maior produtor de leite, com resultado anual de 700 milhões de litros, sendo responsável por 40% da produção de leite do Nordeste.

No entanto, o deputado observou que esta participação vem diminuindo nas duas últimas décadas e, fazendo uma análise entre 1990 e 2010, os estados de Pernambuco, Sergipe e Maranhão apresentaram um aumento na participação do total de leite produzido no Nordeste, enquanto os demais apresentaram um decréscimo.

“Mesmo tendo o terceiro maior rebanho leiteiro do país, a Bahia ocupa somente o 23º lugar quan-do se trata de produtividade por vaca ordenhada. O volume de leite produzido aqui no estado não consegue sequer atender o consumo interno”. Segundo ele, seria necessário um aumento de produção de 1,6 bilhão de litros para suprir a demanda estadual.

Ainda no documento, o progressista frisou que a produção leiteira na Bahia é 80% composta por pequenos pecuaristas que produzem uma média de 21 litros de leite por dia, por propriedade. Um índice que, de acordo com Zé Cocá, representa uma produção média cerca de 50 vezes menos do que as fazendas da Argentina e 40 vezes menos que as do Uruguai.

“A Bahia tem potencial para produzir muito mais que a maioria dos estados brasileiros. No entanto, a falta de organização e diálogo entre os elos da cadeia produtiva do leite, resulta numa produção dispersa e sem força para pleitear ações que ofereçam aos produtores capacidade técnica e gerencial, extensão rural de qualidade, defesa sanitária e combate ao leite clandestino, que hoje representa entre 40% e 50% da produção total do estado”, pontuou.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter