Projeto lei de Zé Cocá, fortalece cadeia produtiva de leite na Bahia - Itiruçu Notícias - Vocé conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

TRE-BA convoca quase 3 milhões de eleitores a partir desta segunda

A Justiça Eleitoral convoca, a partir desta segunda-feira (13/5), eleitores de 281 cidades baianas para realizar o cadastramento biométrico obrigatório. De acordo com cronograma definido pelo TRE da Bahia, a revisão extraordinária deverá ser concluída em todos os municípios participantes antes das Eleições Municipais de 2020. Ao todo, 2,9 milhões de cidadãos serão atingidos por este, que é o último ciclo da biometria no estado. Atualmente, o índice geral de eleitores com identificação biométrica na Bahia é de 73,30%, o que representa mais de sete milhões de cidadãos com as digitais cadastradas.
A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. A abertura do serviço ocorreu no último dia 6 de maio. Apenas no primeiro dia de ativação do serviço, mais de 6 mil horários foram marcados.
Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento (71) 3373-7223. Para agendar, o interessado deve informar CPF, nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe....CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

Desejo de manter foco


Parece que está se tornando cada vez mais difícil nos concentrarmos numa única coisa por muito tempo. A sociedade moderna definitivamente tem nos levado a manter períodos curtos de atenção. Se assistirmos qualquer programa de tevê ou filme, vamos notar como as coisas se movem rapidamente e o ritmo acelerado do enredo. Um comercial típico de tevê muda as imagens a cada poucos segundos, às vezes menos. A lógica é: se não capturarmos a atenção do indivíduo imediatamente. ele vai se voltar para outra coisa.
Com tantas coisas competindo por nossa energia mental, que vão da Internet passando pelas mensagens de texto e e-mails, é de admirar que ainda sejamos capazes de concentrar o foco em alguma coisa.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS

BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Projeto lei de Zé Cocá, fortalece cadeia produtiva de leite na Bahia

Por: Redação Itiruçu Notícias - sábado, 16 de fevereiro de 2019 - 0 Comentários


O deputado Zé Cocá (PP) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) projeto de lei que determina a obrigatoriedade da aquisição de leites e derivados junto aos produtores rurais da Bahia, nas licitações publicadas pela administração pública estadual, em que haja a necessidade do fornecimento de laticínios. 

O parlamentar acredita que a aprovação do PL irá favorecer o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no estado, provocando o desenvolvimento e o fortalecimento da economia baiana.“Os modelos arcaicos e tradicionais de exploração de leite ainda persistem e convivem com sistemas de produção modernos e propriedades tecnificadas, gerando um grande contraste na exploração da atividade leiteira. 

Mesmo com indicadores de eficiência abaixo do mínimo necessário para viabilizar a atividade, considerando a média da região, a pecuária de leite exerce uma relação mais do que intrínseca na vida dos nordestinos, demonstrando grande importância socioeconômica”, destacou o parlamentar.

Ao justificar a proposição, Zé Cocá lembrou que no período de 2000 a 2010, a produção de leite no Nordeste apresentou um expressivo crescimento (95,5%), inclusive acima da média nacional (55,4%). Segundo ele, dentre os estados nordestinos, a Bahia é o maior produtor de leite, com resultado anual de 700 milhões de litros, sendo responsável por 40% da produção de leite do Nordeste.

No entanto, o deputado observou que esta participação vem diminuindo nas duas últimas décadas e, fazendo uma análise entre 1990 e 2010, os estados de Pernambuco, Sergipe e Maranhão apresentaram um aumento na participação do total de leite produzido no Nordeste, enquanto os demais apresentaram um decréscimo.

“Mesmo tendo o terceiro maior rebanho leiteiro do país, a Bahia ocupa somente o 23º lugar quan-do se trata de produtividade por vaca ordenhada. O volume de leite produzido aqui no estado não consegue sequer atender o consumo interno”. Segundo ele, seria necessário um aumento de produção de 1,6 bilhão de litros para suprir a demanda estadual.

Ainda no documento, o progressista frisou que a produção leiteira na Bahia é 80% composta por pequenos pecuaristas que produzem uma média de 21 litros de leite por dia, por propriedade. Um índice que, de acordo com Zé Cocá, representa uma produção média cerca de 50 vezes menos do que as fazendas da Argentina e 40 vezes menos que as do Uruguai.

“A Bahia tem potencial para produzir muito mais que a maioria dos estados brasileiros. No entanto, a falta de organização e diálogo entre os elos da cadeia produtiva do leite, resulta numa produção dispersa e sem força para pleitear ações que ofereçam aos produtores capacidade técnica e gerencial, extensão rural de qualidade, defesa sanitária e combate ao leite clandestino, que hoje representa entre 40% e 50% da produção total do estado”, pontuou.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS