Mineração, em Itagibá têm alto potencial de dano na Bahia - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Motorista alcoolizado que provoca morte. Qual a punição?

O comportamento do brasileiro no trânsito encontra-se longe do recomendável. O número de motoristas que dirigem alcoolizados, inclusive...

Histórias que o Povo Conta

A história que o povo conta; O Retratista

Paulo Borges de Oliveira, natural de Castro Alves – BA, nascido em 18/11/1918, chegou em Itiruçu –BA, em 1950, foi comerciante juntamente com seu irmão Otávio (já falecido), na antiga rua da Lancha, hoje Moisés Almeida, mas, anos depois dedicou – se inteiramente a profissão de fotógrafo.
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Ganância e a Discórdia a felicidade dos invejosos

Aquele que semeia a discórdia é terrível. Não gosta de ver a paz reinar em canto algum, parece que se agonia com isso.

Qual o objetivo das pessoas que agem desta forma? Será que essa atitude provoca prazer em determinadas pessoas? Ou seria o ego de pessoas invejosas que se sentem felizes provocando infelicidades.

Fazendo minhas análises sobre certas atitudes humanas percebi que pessoas infelizes são as que mais disseminam discórdias e a maior delas sempre está relacionada com algum tipo de fofoca raivosa.

Aquela que numa simples palavra já se percebe o rancor interior de quem fez. E se estivermos perto de quem fez a fofoca raivosa nota-se no semblante da pessoa um certo alívio pela maldade que provocou ou até um sorriso nos lábios achando-se vitorioso...CONTINUE LENDO


MAIS LIDAS DO MÊS


Mineração, em Itagibá têm alto potencial de dano na Bahia

Por: Redação Itiruçu Notícias - domingo, 3 de fevereiro de 2019 - 0 Comentários


A barragem de rejeitos da Mirabela Mineração, localizada no município de Itagibá, está entre as 4 que têm alto potencial de dano na Bahia.

A informação é do gerente regional da Agência Nacional de Mineração na Bahia (ANM), Cláudio da Cruz Lima, em entrevista ao G1 (ver aqui). Conforme Cláudio, na Bahia existem 14 barragens de rejeitos.

“Enquanto Minas (Gerais) tem mais de 400 barragens no Plano Nacional de Segurança de Barragens, a Bahia possui apenas 14. Isso nos permite monitorar as barragens, no mínimo, uma vez por ano. Algumas são monitoradas até duas vezes por ano”, disse Lima, que ainda revelou onde estão localizadas as barragens com maiores preocupações.

“As barragens que têm mais alto potencial de dano são as localizadas em Jacobina (2), Santa Luz (1) e Itagibá (1), mas elas estão sendo monitoradas, inclusive presencialmente, e as empresas estão cumprindo os condicionantes impostos pela ANM. Apesar disso, a gente vai intensificar o monitoramento das barragens, e, a partir da semana que vem, já vamos fazer uma reunião para retraçar os planos de monitoramento das barragens aqui na Bahia”, completou Lima. Após o tragédia com a barragem da Vale em Brumadinho, que deixou dezenas de mortos e mais de duzentos desaparecidos, a preocupação com o rompimento da barragem de rejeitos da Mirabela, foi o principal assunto nas redes sociais neste sábado.

A Mirabela Mineração suspendeu a exploração de níquel sulfetado em maio de 2016. No ano seguinte, a equipe da mineradora fez apresentações nas cidades de Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal informando que a barragem de rejeitos da Mirabela é segura.

Vale ressaltar que ela fica próxima ao Rio de Contas que banha as cidades acima citadas e deságua no mar em Itacaré.

A Mirabela pretende retornar às atividades de exploração minerais no primeiro semestre desse ano.
(Fonte: Giro Ipiaú)


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores