Onda de ataques no Ceará é considerado com terrorismo - Itiruçu Notícias - Vocé conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

TRE-BA convoca quase 3 milhões de eleitores a partir desta segunda

A Justiça Eleitoral convoca, a partir desta segunda-feira (13/5), eleitores de 281 cidades baianas para realizar o cadastramento biométrico obrigatório. De acordo com cronograma definido pelo TRE da Bahia, a revisão extraordinária deverá ser concluída em todos os municípios participantes antes das Eleições Municipais de 2020. Ao todo, 2,9 milhões de cidadãos serão atingidos por este, que é o último ciclo da biometria no estado. Atualmente, o índice geral de eleitores com identificação biométrica na Bahia é de 73,30%, o que representa mais de sete milhões de cidadãos com as digitais cadastradas.
A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. A abertura do serviço ocorreu no último dia 6 de maio. Apenas no primeiro dia de ativação do serviço, mais de 6 mil horários foram marcados.
Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento (71) 3373-7223. Para agendar, o interessado deve informar CPF, nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe....CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

Desejo de manter foco


Parece que está se tornando cada vez mais difícil nos concentrarmos numa única coisa por muito tempo. A sociedade moderna definitivamente tem nos levado a manter períodos curtos de atenção. Se assistirmos qualquer programa de tevê ou filme, vamos notar como as coisas se movem rapidamente e o ritmo acelerado do enredo. Um comercial típico de tevê muda as imagens a cada poucos segundos, às vezes menos. A lógica é: se não capturarmos a atenção do indivíduo imediatamente. ele vai se voltar para outra coisa.
Com tantas coisas competindo por nossa energia mental, que vão da Internet passando pelas mensagens de texto e e-mails, é de admirar que ainda sejamos capazes de concentrar o foco em alguma coisa.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS

BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Onda de ataques no Ceará é considerado com terrorismo

Por: Redação Itiruçu Notícias - domingo, 13 de janeiro de 2019 - 0 Comentários


A onda de ataques que se espalhou pelo Ceará entrou neste sábado (12) no décimo primeiro dia, diante de uma população assustada por atos de vandalismo, que o presidente Jair Bolsonaro qualificou de "terrorismo" e que o envio da Força Nacional de Segurança não conseguiu frear.
"Suas ações, como incendiar, explodir... bens públicos ou privados, devem ser tipificados como TERRORISMO", tweetou esta manhã o presidente.

Desde o início dos distúrbios, em 2 de janeiro, as autoridades locais contabilizaram mais de 200 ataques em 43 cidades cearenses e a Polícia deteve mais de 330 pessoas.
Esta onda de violência foi desatada depois que o novo secretário estadual de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, anunciou um endurecimento das condições da detenção para impedir que facções criminosas comandem suas operações de dentro dos presídios.

Nos últimos dez dias, integrantes de bandos de narcotraficantes atacaram bancos, ônibus e inclusive delegacias, semeando o medo na população de um dos estados mais violentos do país, com nove milhões de habitantes.
Os ataques  que começaram na capital, Fortaleza, e se estenderam depois para o interior do estado - afetaram a circulação de ônibus, a coleta de lixo e o funcionamento de lojas.
"Na realidade, é insegurança total porque ficou bem complicado. A gente está à mercê dos bandidos", contou à AFP Juliana Monteiro, uma caixa de 31 anos que trabalha em Fortaleza e que há dias não sabe como voltar para casa depois do expediente.

Na madrugada deste sábado, criminosos derrubaram uma torre de transmissão de energia elétrica em Maracanaú, arredores de Fortaleza, onde alguns bairros ficaram sem luz durante horas. Uma bomba também explodiu na porta de uma concessionária de veículos.
A chegada de 300 homens da Força Nacional de Segurança, há uma semana, diminuiu a intensidade dos ataques, mas não conseguiu erradicá-los, e por isso um novo contingente de 200 homens foi enviado na terça-feira.

Embora seja possível ver efetivos desta força patrulhando as ruas de Fortaleza, os altos de vandalismo continuaram, afetando também o turismo em um estado com praias paradisíacas e muito procurado no verão.
O governador do Ceará, Camilo Santana, do PT, havia pedido em duas oportunidades o envio da Força Nacional antes de o novo ministro da Justiça, Sérgio Moro, autorizá-la na sexta-feira passada.
Na quinta, Santana disse que os atos de violência eram uma reação do crime organizado à suspensão de privilégios nos presídios feita por seu governo e que ele não pensa voltar atrás.

Os planos de sua administração, em especial do secretário de Administração Penitenciária, desataram a ira de facções de narcotraficantes, que chegaram a deixar suas rivalidades internas de lado para intensificar os ataques.
Estas mudanças, que pretendem reduzir a criminalidade no terceiro estado com maior taxa de homicídios do país, incluem o bloqueio de sinais de celulares nas prisões e o fim da separação de detentos por facções que controlam os presídios.

O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, atrás de Estados Unidos e China, com quase 730.000 detentos em 2016. As penitenciárias sofrem com superlotação e são frequentemente cenário de confrontos brutais entre facções do crime organizado


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS