Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Itiruçu: tradição católica preservada por mais de 80 anos


No mês de dezembro uma das tradições católicas que está desaparecendo é o presépio. Mas o senhor Joaquim França ex-vereador e presidente do legislativo municipal conhecido popularmente por "Quincas" morador do distrito de Upabuçu segundo ele  vem mantendo a tradição  que dura a mais de 80 anos em sua família.

"É, muito gratificante e emocionante poder preparar para o grande dia do nascimento de Jesus Menino, e como sempre desde os meus sete anos de idade, eu já fazia parte dos grupos que cuidavam dessa grande festa (Natal) indo aos morros, como estou agora no morro da mata escura pegando musgus, cascas, e tantos outros produtos que completam a montagem do presépio, pena que os tempos se passaram e com ele as pessoas foram se desligando de suas origens culturais que hoje ninguém faz mais o que antes era uma grande festa Natalina hoje é apenas festa comercial onde as pessoas só se preocupam com os fins financeiros de cada um, mais eu, ainda continuo preparando para essa grande festa há mais de 60 anos fazendo a minha parte como católico de fé seguro na mão de Deus mais um ano olha ai a minha obra em homenagem ao aniversário do nosso senhor JESUS." comentou  Quincas.

O presépio de Quincas se tornou uma grande obra de arte e símbolo religioso e  muito visitado no distrito de Upabuçu e toma quase por completo um cômodo de sua residência..

O primeiro presépio da historia  foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.

"Neste Natal eu não quero apenas parabenizar , mais sim agradecer e dizer o quanto eu estou feliz, e muito feliz, obrigado senhor por tudo que mim deste nesse momento tão difícil, tu mim deste coragem, forças, determinação e muita fé para que minha caminhada seja cada vez mais abençoada e iluminada em nome de Jesus.
Aqui os meus melhores votos de um feliz Natal, que o senhor Jesus possa abençoar todos." agradeceu Quincas.
Para ver as imagens  do presépio 2018 clique AQUI,
Veja também imagens do presépio 2017 clicando aqui

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter