Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

Itiruçuense Lara Pelagatti vence o Concurso Miss Bahia Teen 2019

A itirucuense Lara Giovanna Pelagatti de 16 anos, conquistou na noite deste sábado (17/08)no Teatro Diplomata, em Patamares na capital baiana, o título da 10ª edição do Concurso Miss & Mister Bahia Teen 2019 , representando a cidade de Itiruçu. A menina foi avaliada por um corpo de 12 jurados que são formadores de opiniões e profissionais da área de moda, fotografia, estética, jornalista, produtores, e Ex-Miss e Mister Bahia, sendo eleita a Miss Bahia Teen 2019 . Com tema “Revivendo as tradições Baianas” foram avaliados postura, andamento, simpatia, plástica, desenvoltura, estética e beleza com notas de 01 (um) a 05 (cinco)...CONTINUE LENDO


HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

Dazo: Um exemplo de vida
Figura muito dócil e querida em toda Itiruçu, alegre e de temperamento fácil, cativante e prestativo; Estou falando de Gildásio Rodrigues de Souza, ou simplesmente DAZO, filho de D. Cecília, irmão de Lucy e Jaime Boró, e cunhado de Didi...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Fé realiza os desejos de nossos corações


A Fé é acreditar que uma coisa é verdade e agir de acordo com essa crença. Todo mundo tem fé em alguma coisa. A Bíblia diz que devemos ter fé em Deus e no Seu poder para mudar nossa vida. Somos salvos pela fé em Jesus.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” - Hebreus 11:6.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BÍBLICOS


BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI



Itiruçu: tradição católica preservada por mais de 80 anos

Por: Redação Itiruçu Notícias - terça-feira, 25 de dezembro de 2018 - 0 Comentários


No mês de dezembro uma das tradições católicas que está desaparecendo é o presépio. Mas o senhor Joaquim França ex-vereador e presidente do legislativo municipal conhecido popularmente por "Quincas" morador do distrito de Upabuçu segundo ele  vem mantendo a tradição  que dura a mais de 80 anos em sua família.

"É, muito gratificante e emocionante poder preparar para o grande dia do nascimento de Jesus Menino, e como sempre desde os meus sete anos de idade, eu já fazia parte dos grupos que cuidavam dessa grande festa (Natal) indo aos morros, como estou agora no morro da mata escura pegando musgus, cascas, e tantos outros produtos que completam a montagem do presépio, pena que os tempos se passaram e com ele as pessoas foram se desligando de suas origens culturais que hoje ninguém faz mais o que antes era uma grande festa Natalina hoje é apenas festa comercial onde as pessoas só se preocupam com os fins financeiros de cada um, mais eu, ainda continuo preparando para essa grande festa há mais de 60 anos fazendo a minha parte como católico de fé seguro na mão de Deus mais um ano olha ai a minha obra em homenagem ao aniversário do nosso senhor JESUS." comentou  Quincas.

O presépio de Quincas se tornou uma grande obra de arte e símbolo religioso e  muito visitado no distrito de Upabuçu e toma quase por completo um cômodo de sua residência..

O primeiro presépio da historia  foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.

"Neste Natal eu não quero apenas parabenizar , mais sim agradecer e dizer o quanto eu estou feliz, e muito feliz, obrigado senhor por tudo que mim deste nesse momento tão difícil, tu mim deste coragem, forças, determinação e muita fé para que minha caminhada seja cada vez mais abençoada e iluminada em nome de Jesus.
Aqui os meus melhores votos de um feliz Natal, que o senhor Jesus possa abençoar todos." agradeceu Quincas.
Para ver as imagens  do presépio 2018 clique AQUI,
Veja também imagens do presépio 2017 clicando aqui


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS