Profº da rede municipal aprovado em doutorado na UFSCAR - SP - Itiruçu Notícias - Você conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

Como começou o São Pedro de Itiruçu?

A maior festa do município de Itiruçu o São Pedro de Itiruçu já tem 62 anos de tradição. Segundo o professor e historiador Marcos Cesar, o São Pedro de Itiruçu tem origem nos anos 50 do séc XX, quando o médico Dr. Antenor Rodrigues Costa, que concluiu o curso de medicina e foi trabalhar na cidade de Maraú "Recôncavo da Bahia", mas resolveu mudar para outra cidade, mas que tivesse a terminação em u, e a cidade escolhida foi Itiruçu. Na época era raro ter médico em cidade pequena e DR, Antenor sentiu falta de lazer, pois Itiruçu não tinha o que oferecer em lazer, então resolveu reunir a sociedade itiruçuensse, e na reunião ficou decidido a criação de um clube social. O Senhor Vivaldo Bastos fez a doação do terreno, localizado na Rua Presidente Vargas, onde hoje se encontra o Posto de Saúde. Com a contribuição em dinheiro e mão de obra, ergue-se o clube, que foi batizado com o nome de "Sociedade Lítero Recreativa de Itiruçu" (SLRI) sendo inaugurado em 1956, com grande festejos e pompas, dando inicio naquele ano a festa de São Pedro...CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Fé realiza os desejos de nossos corações


A Fé é acreditar que uma coisa é verdade e agir de acordo com essa crença. Todo mundo tem fé em alguma coisa. A Bíblia diz que devemos ter fé em Deus e no Seu poder para mudar nossa vida. Somos salvos pela fé em Jesus.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” - Hebreus 11:6.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS



BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Profº da rede municipal aprovado em doutorado na UFSCAR - SP

Por: Ed Santos - segunda-feira, 3 de dezembro de 2018 - 0 Comentários

Professor foi aprovado em doutorado em educação Universidade Federal de São Carlos.

Itiruçu Noticias

O professor Jucenilton Alves dos Santos, docente da rede municipal de Itiruçu conseguiu aprovação no programa de doutorado em Educação seleção 2019 na linha de pesquisa Formação de Professores e outros agentes educacionais. O professor afirma que na sua trajetória de vida teve experiência como lavrador na colheita de café e vendedor de picolé mas que não se deixou passivo a esse contexto e acreditou que um dia, através da educação, conseguiria o seu espaço no mundo. Na vida acadêmica, o professor possui um currículo cuja produção bibliográfica consta a publicação de vários artigos em periódicos nacionais e um artigo na Universidade Nacional de Córdoba – Argentina, bem como a publicação de um livro, fruto de sua dissertação de mestrado.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma instituição de ensino superior pública e federal brasileira, com sede no município de São Carlos, no estado de São Paulo. Fundada em 1968, é uma das três universidades federais do estado, ao lado da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar) onde o professor estudará, foi criado em 1975 por um grupo de educadores(as) liderados(as) pelo professor Dermeval Saviani, e iniciou as suas atividades com o curso de Mestrado – um dos primeiros do país – e, em 1991, implantou o curso de Doutorado. O Programa está reconhecido de acordo com a Portaria MEC 524, de 29 de abril de 2008.

"Dentre outras características, o PPGE se destaca por apresentar Linhas de Pesquisa consolidadas e produção acadêmica de referência nacional. Desde 2010, o Programa se organiza em uma Área de Concentração: Educação, que se desdobra em sete Linhas de Pesquisa.
A primeira escola que a vida me permitiu viver foi a experiência maravilhosa como lavrador, na colheita de café dentre outros produtos da agricultura itiruçuense. Não me esqueço também das ruas de minha cidade que também me serviram de escola, onde passei parte de minha infância com um carrinho gritando "olha o picolé!". Antes de fazer minha graduação na UESB, foram muitas as pessoas que colaboraram comigo. Não me esqueço de Cecília, esposa do advogado Paulo Jocy, e suas irmãs Helena e Madalena que lá da capital baiana mandavam materiais escolares para que eu pudesse concluir o Ensino Médio. Como me esquecer das professoras Dalva Regina, Nete Cunha, Núbia Brocchini, dentre outras pessoas que foram luzes em minha vida? Eu sempre cri que aquele menino, trabalhador rural, não ia permanecer passivo àquele contexto de vida e ia conquistar o seu espaço no mundo e a Educação seria o caminho. E foi! A Educação em minha vida permanece sendo o caminho. A conclusão do mestrado na UESB foi apenas mais um passo. Eu tinha sede de mais. Sabia que todo meu esforço, viagens, apresentações de trabalho, escritas, publicações, seminários, simpósios, congressos, não seriam em vão, perdidos, esquecidos. Eu sabia que um dia aquele menino no futuro seria chamado de doutor. Pois é! Passei! Serei doutor de uma universidade FEDERAL."
Eacreveu Jucenilton  em sua pagina na rede social.

Veja currículo de Jucenilton Alves dos Santos:
Mestre em Letras (UESB)
Especialista em Gestão Escolar - Educação a Distância (UFBA)
Especialista em Leitura, Produção e Interpretação de Textos (FIEF)
Especialista em Gestão Educacional (FESPC)
Coordenador Técnico-Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itiruçu/BA
Revisor da Revista Educação em Foco - UEMG
Revisor da Revista Discurso em Cena - UnB


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS