União de politicos pode solucionar a falta de água em Itiruçu e Região - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Itiruçu: Plantão Escolar de matriculas vão até dia 08/02

A secretaria de Educação  do município de Itiruçu está realizado o esquema de plantão escolar matriculas em toda rede municipal de ens...


EDITORIAL

Refletindo: Histórias da politica de Itiruçu: O Otimista

Essa quem contava era o saudoso amigo Aguinaldo Pires (Gal Pires), ex- vereador e ex-presidente da câmara de Itiruçu, grande contador de causo, que morreu há três anos em um trágico acidente na BR-116 nas imediações de Itatim – BA.
1962, ano de eleição, em Itiruçu a disputa foi entre Valdeck Almeida (UDN), candidato do ex- prefeito Zé Bonfim e Josias Duarte (PSD), apoiado por Vivaldo Bastos e pelo ex-prefeito Geir Magalhães, tinha o povoado do Upabuçu como seu reduto eleitoral. Em um comício em Upabuçu, Josias percebeu certo desânimo no eleitorado, a incerteza da vitória era flagrante.
CONTINUE LENDO


COLUNA Êta lê lê



Êta lê lê Segunda-feira gorda do foguetório

Ao ter suas contas aprovadas por 7 a 2 na última sessão da Câmara de Vereadores da Boa Terra, o ex-prefeito Wagner Novaes era só alegria. Como os estampidos das bombas eram ouvidos nos quatro cantos da cidade, muitos ficaram imaginando o que teria acontecido:

"Quem chegou ou está indo para Bom Jesus da Lapa?";
"Hoje é festa de que Santo?";
"Aniversário de quem?";
"Quem tá jogando hoje?"

O que muitos não sabiam, era que a festa tinha um nome, Wagner Novaes. Este celebrava a vitória em casa, já que um pouco distante, 7 edis lhe dariam a honra de aprovar as suas contas públicas.

CONTINUE LENDO


MAIS LIDAS DO MÊS


União de politicos pode solucionar a falta de água em Itiruçu e Região

Por: Redação Itiruçu Notícias - sábado, 10 de novembro de 2018 - 0 Comentários

Politicos se aliam em defesas da população para combater a falta de água.



Uma comissão de parlamentares eleitos com os votos da população de Itiruçu e demais municípios da região reuniu-se nesta sexta-feira (9) com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, para tratar do problema crônico da falta de água nas torneiras da população dos municípios de Maracás, Planaltino, Lajedo do Tabocal, Itiruçu, Lafaiete Coutinho e Jaguaquara (Entroncamento), que muitas vezes ficam até 30 dias sem agua nas torneiras.

A comissão foi formada pelo os Deputados Jorge Solla,  Marcelo Nilo, representando também o Dep. Marcelinho), o professor Edvaldo Brito, representando seu filho, o Dep. Antonio Brito, Zé Cocá e Euclides Fernandes, as prefeitas Lorena Di Gregório, Mariane Fagundes e Soia, o vice-prefeito Junior Petruquio, ex-prefeito Ailton Cezarino, Vereadores Paulinho, Helinho e Zé Wilson de Lajedo e outras lideranças.

A Embasa através de seu presidente fez uma apresentação da situação atual e dos projetos, e comprometeu-se a iniciar na próxima semana um plano emergencial que prevê a perfuração de quatro novos poços artesianos, a requalificação da adutora, que vem apresentando problemas , a extensão da rede de abastecimento em mais 5 km, além de atuar com carros pipa nas localidades em que o desabastecimento é mais grave o que no momento é quase na totalidade principalmente na cidade de Itiruçu principalmente no bairros.

Na mesma oportunidade, detalhou o projeto de captação das águas da Barragem de Pedras, obra orçada em R$ 75 milhões e que se apresenta como alternativa à proposta de captação do Rio Paraguaçu, orçada em mais de R$ 160 milhões. Segundo Cedraz, essa obra foi colocada como prioridade pelo governador Rui Costa,  e a elaboração do projeto executivo, etapa preliminar da contratação da obra, já está em elaboração.
 “Temos o opção de buscar financiamento internacional, temos uma boa capacidade de endividamento, buscar financiamento federal, temos a chance de fazer com recursos do Estado e da Embasa, e, em último caso, somente com o nosso caixa. O governador Rui nos pediu prioridade nessa obra”, revelou Cedraz.

Os Deputados também solicitarão uma audiência ao Governado Rui Costa para tratar do mesmo tema. A Embasa também fará audiências públicas nas cidades explicando para população tudo o que está ocorrendo e as soluções possíveis. 
"Foi um grande passo dado, estando sentado em uma mesma mesa e ao lado, políticos de partidos e posições políticas divergentes, mas neste momento, o que nos interessa é o grave problema que estamos vivendo e sofrendo". Disse o ex-prefeito Ailton Cezarino.


A prefeita Lorena Di Gregório revelou que vem lutando para melhorar as condições de vida da população e a água é  uma dos principais  lutas desta sua administração. "Às vezes ficou sem fazer divulgação porque não adianta ficar apenas prometendo sem poder realizar, mas com a ajuda de nossos deputados principalmente Jorge Solla e Euclides Fernandes, vamos lutar e buscar de agua de qualidade para nós que vive e convive no município de Itiruçu ".  Comentou a prefeita.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores