Bahia participa do World Cocoa Foundation - WCF - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Itiruçu: Plantão Escolar de matriculas vão até dia 08/02

A secretaria de Educação  do município de Itiruçu está realizado o esquema de plantão escolar matriculas em toda rede municipal de ens...


EDITORIAL

Refletindo: Histórias da politica de Itiruçu: O Otimista

Essa quem contava era o saudoso amigo Aguinaldo Pires (Gal Pires), ex- vereador e ex-presidente da câmara de Itiruçu, grande contador de causo, que morreu há três anos em um trágico acidente na BR-116 nas imediações de Itatim – BA.
1962, ano de eleição, em Itiruçu a disputa foi entre Valdeck Almeida (UDN), candidato do ex- prefeito Zé Bonfim e Josias Duarte (PSD), apoiado por Vivaldo Bastos e pelo ex-prefeito Geir Magalhães, tinha o povoado do Upabuçu como seu reduto eleitoral. Em um comício em Upabuçu, Josias percebeu certo desânimo no eleitorado, a incerteza da vitória era flagrante.
CONTINUE LENDO


COLUNA Êta lê lê



Êta lê lê Segunda-feira gorda do foguetório

Ao ter suas contas aprovadas por 7 a 2 na última sessão da Câmara de Vereadores da Boa Terra, o ex-prefeito Wagner Novaes era só alegria. Como os estampidos das bombas eram ouvidos nos quatro cantos da cidade, muitos ficaram imaginando o que teria acontecido:

"Quem chegou ou está indo para Bom Jesus da Lapa?";
"Hoje é festa de que Santo?";
"Aniversário de quem?";
"Quem tá jogando hoje?"

O que muitos não sabiam, era que a festa tinha um nome, Wagner Novaes. Este celebrava a vitória em casa, já que um pouco distante, 7 edis lhe dariam a honra de aprovar as suas contas públicas.

CONTINUE LENDO


MAIS LIDAS DO MÊS


Bahia participa do World Cocoa Foundation - WCF

Por: Redação Itiruçu Notícias - quarta-feira, 24 de outubro de 2018 - 0 Comentários

Bahia participa de evento internacional que debate desenvolvimento do cacau no Brasil e no mundo




Representantes do Governo da Bahia participaram da reunião anual da World Cocoa Foundation - WCF (Fundação Mundial do Cacau), em São Paulo, que definiu ações voltadas às parcerias público-privadas do setor cacaueiro internacional tendo por objetivo a sustentabilidade da cacauicultura em todo o mundo. O encontro, que começou nesta quarta-feira (24), segue até domingo (28), com debates, plenárias e viagem de campo.

O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, participou do evento e apresentou as iniciativas do governo estadual para fomentar a verticalização da cadeia produtiva do cacau. Ele destacou que a Bahia é o maior produtor de amêndoa do Brasil: “tem mais 68 mil propriedades de cacau numa área de quase 440 mil hectares, com 50 mil produtores envolvidos. Essa é uma agenda que nos coloca em destaque, a Bahia jamais poderia ficar de fora dessa reunião e deixar de ajudar no financiamento deste evento”.

Durante a explanação sobre o cacau da Bahia, Ribeiro apresentou um plano de expansão de 240 mil toneladas de cacau no final de cinco anos e também participou de reuniões com indústrias e com outros parceiros na busca da captação de recurso para ampliar o investimento na cadeia produtiva do cacau.

A especialista sênior em Desenvolvimento Rural do Banco Mundial, Fátima Amazonas, pontuou durante a reunião que “é de fundamental importância ter a Bahia inserida no WCF  para conseguir firmar as parcerias não somente do setor público com diversos  agentes, agências e instituições, mas,  também, com o setor privado.  Como resultado deste evento, eu penso que é possível o desenvolvimento  de uma ação mais ampla.  O Banco Mundial  é financiador do projeto Bahia Produtiva, muito mais como um parceiro na transferência de informações, assistência técnica  e suporte, para que o projeto possa  apoiar de uma forma mais estruturadora  através das alianças produtivas  com a cadeia do cacau”.

Um dos pontos de debate na reunião foi a retomada do crescimento da cacauicultura. Entre as iniciativas apontadas está a promoção do adensamento (replantio) de áreas na Bahia, em conjunto com projeto de manejo da cabruca (técnica que corta apenas algumas árvores exóticas para reduzir o excesso de sombreamento).


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores