Engenheiro da Embasa fala sobre a falta de água em Itiruçu - Itiruçu Notícias - Você conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

Como começou o São Pedro de Itiruçu?

A maior festa do município de Itiruçu o São Pedro de Itiruçu já tem 62 anos de tradição. Segundo o professor e historiador Marcos Cesar, o São Pedro de Itiruçu tem origem nos anos 50 do séc XX, quando o médico Dr. Antenor Rodrigues Costa, que concluiu o curso de medicina e foi trabalhar na cidade de Maraú "Recôncavo da Bahia", mas resolveu mudar para outra cidade, mas que tivesse a terminação em u, e a cidade escolhida foi Itiruçu. Na época era raro ter médico em cidade pequena e DR, Antenor sentiu falta de lazer, pois Itiruçu não tinha o que oferecer em lazer, então resolveu reunir a sociedade itiruçuensse, e na reunião ficou decidido a criação de um clube social. O Senhor Vivaldo Bastos fez a doação do terreno, localizado na Rua Presidente Vargas, onde hoje se encontra o Posto de Saúde. Com a contribuição em dinheiro e mão de obra, ergue-se o clube, que foi batizado com o nome de "Sociedade Lítero Recreativa de Itiruçu" (SLRI) sendo inaugurado em 1956, com grande festejos e pompas, dando inicio naquele ano a festa de São Pedro...CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Fé realiza os desejos de nossos corações


A Fé é acreditar que uma coisa é verdade e agir de acordo com essa crença. Todo mundo tem fé em alguma coisa. A Bíblia diz que devemos ter fé em Deus e no Seu poder para mudar nossa vida. Somos salvos pela fé em Jesus.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” - Hebreus 11:6.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS



BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Engenheiro da Embasa fala sobre a falta de água em Itiruçu

Por: Ed Santos - sexta-feira, 19 de outubro de 2018 - 0 Comentários

O Engenheiro revelou algumas medidas para regularizar abastecimento de água em Itiruçu.



Nossa reportagem conversou com Waldson Engenheiro de Operação da EMBASA sobre a problemática da falta de água em Itiruçu. Problema de mais de 20 anos que agora chegou ao clímax com a falência do reservatório que abastecia os municípios de Itiruçu e Lajedo do Tabocal.
A situação é crítica e todo Itiruçu hoje a reclamação é única: falta água. Falta em uns lugares há 8 dias e em outros há mais de 30. Situação crítica!
Na conversa, Waldson nos garantiu que a estatal baiana estará adotando medidas paliativas como a escavação de poços artesianos e um novo formato de distribuição da água. O novo formato conforma da seguinte maneira: Dois reservatórios, sendo um no alto do cemitério no Bairro do Cruzeiro e outro no alto do Bairro Santo Antônio hoje atua para áreas distintas do município. Com a nova forma haverá alternância de dias e assim os dois reservatórios concentrará a distribuição para uma mesma zona, depois fecha para aquela e abre para a outra zona. Segundo Murilo, chefe local da estatal, a medida fará com que a agua flua mais forte sendo assim suficiente para atender localidades onde antes tinha dificuldade. A mesma medida também será adotada para a zona rural. O engenheiro também nos confirmou que haverá troca de tubulações a fim de dar maior vazão da água, assim chegando com mais forças nas extremidades da cidade.  Ele no entanto alerta para irregularidades no fornecimento durante os dias em que a equipe estiver realizando as obras citada. As obras devem começar já nessa segunda feira dia 22 de outubro.
Waldson ainda nos falou sobre a solução a longo prazo com água sendo bombeada da Barragem de Pedras, do Rio de Contas, projeto que custa em média 60 milhões de reais, muito menos que os 180 milhões que seria do Rio Paraguaçu. A captação futura será para os municípios de Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Maracás, Planaltino e o Entroncamento de Jaguaquara.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS