Cidadãos, vereadores e dirigente da Embasa discutem crise da água - Itiruçu Notícias - Vocé conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

TRE-BA convoca quase 3 milhões de eleitores a partir desta segunda

A Justiça Eleitoral convoca, a partir desta segunda-feira (13/5), eleitores de 281 cidades baianas para realizar o cadastramento biométrico obrigatório. De acordo com cronograma definido pelo TRE da Bahia, a revisão extraordinária deverá ser concluída em todos os municípios participantes antes das Eleições Municipais de 2020. Ao todo, 2,9 milhões de cidadãos serão atingidos por este, que é o último ciclo da biometria no estado. Atualmente, o índice geral de eleitores com identificação biométrica na Bahia é de 73,30%, o que representa mais de sete milhões de cidadãos com as digitais cadastradas.
A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. A abertura do serviço ocorreu no último dia 6 de maio. Apenas no primeiro dia de ativação do serviço, mais de 6 mil horários foram marcados.
Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento (71) 3373-7223. Para agendar, o interessado deve informar CPF, nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe....CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

Desejo de manter foco


Parece que está se tornando cada vez mais difícil nos concentrarmos numa única coisa por muito tempo. A sociedade moderna definitivamente tem nos levado a manter períodos curtos de atenção. Se assistirmos qualquer programa de tevê ou filme, vamos notar como as coisas se movem rapidamente e o ritmo acelerado do enredo. Um comercial típico de tevê muda as imagens a cada poucos segundos, às vezes menos. A lógica é: se não capturarmos a atenção do indivíduo imediatamente. ele vai se voltar para outra coisa.
Com tantas coisas competindo por nossa energia mental, que vão da Internet passando pelas mensagens de texto e e-mails, é de admirar que ainda sejamos capazes de concentrar o foco em alguma coisa.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS



BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Cidadãos, vereadores e dirigente da Embasa discutem crise da água

Por: Ed Santos - terça-feira, 23 de outubro de 2018 - 0 Comentários

O objetivo da mobilização para que os direitos agua  sejam respeitados. 



Itiruçu, cidade com pelo menos 10 mil habitantes, mais de 4 mil domicílios, mas apenas 30 a 40 pessoas compareceram a mobilização convocada contra o desabastecimento de água em Itiruçu. 


O objetivo da mobilização organizado por Nivalda e membros da AAMACS (Associação de Artesãos Mãos que Constroem Sonhos) e Irineu Amorim foi apelar para que os vereadores busquem em conjunto com a comunidade uma ação junto ao MP e a Justiça, para que os direitos sejam respeitados. O vereadores presentes Nino, Jó de Ju, Ito do Feto, Ezequiel Borges, Paulo Ézio, Robertão e Duda de Zilí compareceram à sessão especial que teve seus protocolos quebrados para permitir que os manifestantes expressassem sugestões e questionamentos, ao Chefe Local da Embasa senhor Murilo, que também esteve presente no encontro.
Murilo esclareceu duvidas sobre perfurações de poços artesianos e de como a pessoas que ficou sem água e conseguir provar que não teve abastecimento por mais de 25 dias tem direito ter o valor da conta zerado. Ele nos falou ainda que o abastecimento da cidade está sendo feito com pouco mais de 1/3 do necessário, bem abaixo do ideal para suprir as necessidades. 
Também foi falado do novo formato de abastecimento por zonas: dois reservatórios, sendo um no alto do cemitério no Bairro do Cruzeiro e outro no alto do Bairro Santo Antônio que hoje atua para áreas distintas do município. Com a nova forma haverá alternância de dias e assim os dois reservatórios concentrará a distribuição para uma mesma zona, depois fecha para aquela e abre para a outra zona. Ou seja será feito zoneamento, Segundo Murilo, chefe local da estatal. Ele diz ainda que a medida fará com que a água flua mais forte sendo assim suficiente para atender localidades onde antes tinha dificuldade. Haverá também a trocas tubulações e de junções.

Os vereadores apresentaram ações oficiadas que pedem soluções a Embasa, inclusive se comprometeram a representar a sociedade na justiça, e ainda sobre uma audiência pública com chefe regional da Embasa, assim que passar as eleições.

Eles comentaram sobre uma lei aprovada pelos edis e sancionada pela prefeita que isenta do pagamentos os consumidores em Itiruçu pelos dias que não teve água.

Os manifestantes portavam cartazes como queremos água! Temos sede!, Preciso Tomar Banho!. O protesto foi pacifico e buscou chamar atenção para a sensibilidade das autoridades responsáveis que solucione o problema que já se arrata por mais de 15 anos, e  que só tem piorado com o avanço do aquecimento global. Em Itiruçu tem bairros que moradores se queixam de  mais de 35 dias sem abastecimento. A situação é mais critica na zona rural onde relato de moradores já falam de até 60 dias sem abastecimento. A barragem que antes abastecia os municípios de Lajedo do Tabocal e Itiruçu já colapsou há dois meses.














Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS