Brasil define e apresenta os melhores cafés especiais - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Itiruçu: Plantão Escolar de matriculas vão até dia 08/02

A secretaria de Educação  do município de Itiruçu está realizado o esquema de plantão escolar matriculas em toda rede municipal de ens...


EDITORIAL

Refletindo: Histórias da politica de Itiruçu: O Otimista

Essa quem contava era o saudoso amigo Aguinaldo Pires (Gal Pires), ex- vereador e ex-presidente da câmara de Itiruçu, grande contador de causo, que morreu há três anos em um trágico acidente na BR-116 nas imediações de Itatim – BA.
1962, ano de eleição, em Itiruçu a disputa foi entre Valdeck Almeida (UDN), candidato do ex- prefeito Zé Bonfim e Josias Duarte (PSD), apoiado por Vivaldo Bastos e pelo ex-prefeito Geir Magalhães, tinha o povoado do Upabuçu como seu reduto eleitoral. Em um comício em Upabuçu, Josias percebeu certo desânimo no eleitorado, a incerteza da vitória era flagrante.
CONTINUE LENDO


COLUNA Êta lê lê



Êta lê lê Segunda-feira gorda do foguetório

Ao ter suas contas aprovadas por 7 a 2 na última sessão da Câmara de Vereadores da Boa Terra, o ex-prefeito Wagner Novaes era só alegria. Como os estampidos das bombas eram ouvidos nos quatro cantos da cidade, muitos ficaram imaginando o que teria acontecido:

"Quem chegou ou está indo para Bom Jesus da Lapa?";
"Hoje é festa de que Santo?";
"Aniversário de quem?";
"Quem tá jogando hoje?"

O que muitos não sabiam, era que a festa tinha um nome, Wagner Novaes. Este celebrava a vitória em casa, já que um pouco distante, 7 edis lhe dariam a honra de aprovar as suas contas públicas.

CONTINUE LENDO


MAIS LIDAS DO MÊS


Brasil define e apresenta os melhores cafés especiais

Por: Redação Itiruçu Notícias - sábado, 20 de outubro de 2018 - 0 Comentários

Cup of Excellence apresentará os melhores cafés especiais das categorias cereja descascado e natural no domingo; de mil amostras inscritas de diferentes regiões do país, apenas 77 foram classificadas para a fase internacional.



Os melhores cafés do Brasil serão divulgados no domingo (21), a partir das 17h, em Guaxupé/MG, durante cerimônia de premiação e anúncio dos vencedores do Cup of Excellence – Brazil 2018, principal concurso que analisa a qualidade do café especial nacional. O evento é considerado uma vitrine do que há de melhor na cafeicultura brasileira.
Durante a solenidade, serão divulgados os cafeicultores vencedores das duas categorias avaliadas no concurso: "Pulped Naturals", destinada aos cafés produzidos por via úmida, que são os cerejas descascados e os despolpados/desmucilados, e "Naturals", dedicada aos cafés naturais, colhidos e secos com casca.
Desde segunda-feira (15), 29 juízes de 10 países, incluindo o Brasil, analisam criteriosamente 77 amostras enviadas por produtores de café arábica de todo o país e que foram classificadas na etapa nacional. A avaliação começou pelas 37 amostras de cereja descascado, com a definição de um top 10 da categoria na quinta-feira. Até domingo de manhã, os avaliadores selecionarão os 10 melhores dentre 40 cafés do tipo via úmida.
Os cafeicultores premiados poderão participar dos leilões realizados pela ACE (Alliance for Coffee Excellence), com apoio da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), organizadora do concurso em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Atualmente, 90% dos cafés especiais produzidos no país são destinados à exportação.
Por ser o principal concurso que analisa a qualidade do café nacional e que gera grandes expectativas no mercado internacional deste nicho, o Cup of Excellence representa ao cafeicultor a valorização de sua produção pelo atestado de qualidade que o concurso proporciona, além de maior rentabilidade, como ocorreu no ano passado, quando sacas premiadas do cereja descascado chegaram a ser leiloadas por R$ 55 mil e do café natural por mais de R$ 39 mil. Para o mercado internacional, é a oportunidade de compra de cafés especiais com qualidade garantida, acima de 86 pontos.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores