Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

A corrupção acabou com a prosperidade no Brasil, diz Les Echos

O diário francês lembra que a radicalização política e a virulência das mensagens trocadas pelas redes sociais






O jornal Les Echos traz nessa quarta-feira (18) uma reportagem sobre o cenário eleitoral e a paralisia econômica do Brasil. O texto começa lembrando que no dia 6 de setembro, os brasileiros assistiram com espanto à tentativa de assassinato do presidenciável Jair Bolsonaro, esfaqueado durante ato de campanha. Gravemente ferido, ele segue hospitalizado.
Poucos dias antes, o Museu Nacional do Rio de Janeiro fora totalmente destruído por um incêndio. O jornal lembra que o prédio bicentenário abrigava tesouros como o fóssil humano mais antigo das Américas, Luzia. E que enquanto o fogo se espalhava, os bombeiros descobriram que os hidrantes estavam secos.

O correspondente do diário francês em São Paulo, Thierry Ogier, explica que se os dois eventos aparentemente não têm relação entre si, eles revelam a face do desânimo e da revolta que se abatem sobre os cidadãos brasileiros, a menos de um mês das eleições presidenciais do dia 7 de outubro. Um pleito cujo resultado permanece imprevisível, enquanto a economia sofre em pleno marasmo.
Segundo Les Echos, enquanto 22% dos eleitores se dizem ainda indecisos, os demais manifestam preferência ou por um ex-militar provocativo, no topo das pesquisas antes de sofrer o atentado, ou por um ex- presidente preso por corrupção. A candidatura de Lula, contudo, foi invalidada pela justiça eleitoral, como lembra o texto.
Les Echos pergunta se a corrupção desvendada nos últimos anos e o atentado contra o candidato em campanha vão proporcionar o crescimento da extrema-direita numa das maiores democracias do mundo.
O jornal lembra que a radicalização política e a virulência das mensagens trocadas pelas redes sociais colocam em jogo a tradicional imagem do Brasil como um país cordial.
Segundo Les Echos, a radicalização também traduz a incapacidade dos sucessivos governantes de restaurarem a autoestima de 150 milhões de eleitores, que se sentem traídos por tantos casos de corrupção e pela incapacidade do governo de reencontrar o caminho para o crescimento econômico.

O diário econômico lembra que em 2015 o Brasil caiu numa das maiores recessões de todos os tempos, de onde saiu de forma dolorosa no ano passado.
Esse foi também o período dos escândalos de corrupção na Petrobras, quando bilhões de reais foram desviados da companhia petroleira, num conluio entre o partido então no poder (o de Lula, como ressalta o jornal) e grandes grupos de construção civil.
Desestabilizado, o país agora está imerso numa grave crise política. Manifestações sem precedentes antecederam o impeachment da presidente Dilma Rousseff e, mais recentemente, após a prisão de Lula, relembra o texto.
A reportagem afirma que o país virou a página de 13 anos de governo de esquerda, mas está longe de diminuir o problema da corrupção endêmica. A maioria dos partidos está sob investigação. E mesmo o presidente atual, Michel Temer, autor de reformas pró-mercado, também é alvo de investigação, ressalta o jornal. "Um verdadeiro apocalipse político, que favorece forças retrógradas, enquanto torna-se difícil elevar a confiança na economia e o entusiasmo de eleitores preocupados com o desemprego, a queda do poder de compra e a violência".
O jornal termina dizendo que, seja qual for o resultado das eleições, o próximo presidente terá como prioridade proporcionar ao Brasil um choque de confiança.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter