Junho o mês do preto da prevenção do melanoma - Itiruçu Notícias - Você conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

Como começou o São Pedro de Itiruçu?

A maior festa do município de Itiruçu o São Pedro de Itiruçu já tem 62 anos de tradição. Segundo o professor e historiador Marcos Cesar, o São Pedro de Itiruçu tem origem nos anos 50 do séc XX, quando o médico Dr. Antenor Rodrigues Costa, que concluiu o curso de medicina e foi trabalhar na cidade de Maraú "Recôncavo da Bahia", mas resolveu mudar para outra cidade, mas que tivesse a terminação em u, e a cidade escolhida foi Itiruçu. Na época era raro ter médico em cidade pequena e DR, Antenor sentiu falta de lazer, pois Itiruçu não tinha o que oferecer em lazer, então resolveu reunir a sociedade itiruçuensse, e na reunião ficou decidido a criação de um clube social. O Senhor Vivaldo Bastos fez a doação do terreno, localizado na Rua Presidente Vargas, onde hoje se encontra o Posto de Saúde. Com a contribuição em dinheiro e mão de obra, ergue-se o clube, que foi batizado com o nome de "Sociedade Lítero Recreativa de Itiruçu" (SLRI) sendo inaugurado em 1956, com grande festejos e pompas, dando inicio naquele ano a festa de São Pedro...CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Fé realiza os desejos de nossos corações


A Fé é acreditar que uma coisa é verdade e agir de acordo com essa crença. Todo mundo tem fé em alguma coisa. A Bíblia diz que devemos ter fé em Deus e no Seu poder para mudar nossa vida. Somos salvos pela fé em Jesus.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” - Hebreus 11:6.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS



BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Junho o mês do preto da prevenção do melanoma

Por: Redação Itiruçu Notícias - sexta-feira, 1 de junho de 2018 - 0 Comentários

Cores da Saúde aponta para cuidados para a prevenção do melanoma



O melanoma, o mais grave dos tipos de câncer que atingem a pele, desenvolve-se nas células chamadas melanócitos, que dão pigmentação para a pele. Como estas células são produtoras de melanina, a maior parte dos melanomas têm coloração escura. No entanto, também existem melanomas não-pigmentados, de coloração rosada, branca ou bege.
 

Diagnóstico
Este tipo de câncer pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, sendo mais propenso em regiões que ficam mais expostas à luz solar, como tronco, pernas, pescoço e rosto. Pessoas com pele mais pigmentada têm um risco menor de melanoma nos locais mais comuns, mas qualquer pessoa pode desenvolver esse tipo de câncer nas palmas das mãos, plantas dos pés, e sob as unhas.

Tratamento
Tendo confirmado o diagnóstico, a cirurgia é a principal opção terapêutica para o tratamento do melanoma. Doenças em estágios iniciais são, geralmente, curáveis com a excisão completa. Porém, se a doença está avançada e se espalhou para outros órgãos, como pulmões ou cérebro, é pouco provável que seja curável por cirurgia. Nesses casos, pode ser necessário o tratamento com medicamentos, como a quimioterapia. 

Prevenção
Ações de prevenção podem ser realizadas para que as chances de desenvolvimento de melanoma sejam diminuídas. Para isso, o indivíduo deve adotar comportamentos que minimizem este risco, como:

1) Limitar a exposição à radiação ultravioleta: é muito importante proteger-se do sol através da utilização de filtro solar, roupas com mangas, uso de chapéu e evitar a exposição nos horários de radiação extremamente intensa.

2) Evitar o bronzeamento artificial: os raios ultravioleta das câmaras de bronzeamento não são totalmente inofensivos e, a longo prazo, podem provocar danos na pele e contribuir com o desenvolvimento do câncer.

3) Prestar atenção em pintas ou manchas irregulares: verificar a pele regularmente e prestar atenção em pintas que aumentam de tamanho ou tornam-se irregulares é importante para o diagnóstico precoce de um câncer de pele. Se você tem muitas pintas, consulte periodicamente um dermatologista, que realizará exames de rotina, além de recomendar que você faça mensalmente o autoexame da pele.
(fonte: Fonte: Inorp )


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS