Junho o mês do preto da prevenção do melanoma - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Itiruçu: Casa da Cultura treme enquanto se realizava reunião

Reunião é transferida ao perceber que Casa da Cultura em Itiruçu começou a tremer.  Na manhã desta sexta-feira(22) por volta das 9h...


Espaço publicitário


EDITORIAL

Refletindo: A verdadeira política do verdadeiro cristão

O Evangelho é o caminho da verdade e da vida eterna, a política é o caminho do cidadão onde interfere diretamente na sua vida terrena (ALIMENTAÇÃO, MORADIA, SAUDE, EDUCAÇÃO, ESPORTE LAZER ETC.)

O Evangelho busca a paz espiritual, quanto à política favorece ou dificulta à vida da comunidade, porém um povo evangelizado com certeza a política só faz favorecer, pois a comunidade sabe o que é o melhor para ela.
A política não se reúne em atividades partidárias, eleições, lideres etc. e sim em um conjunto de atividades que o cidadão deve sentir com o seu dever e direito de estar presente, compromisso da realidade social, não pregando discórdia e sim a união porque o cristianismo deve evangelizar na totalidade da existência humana, inclusive na dimensão da política.

CONTINUE LENDO


COLUNA Êta lê lê



Êta lê lê Segunda-feira gorda do foguetório

Ao ter suas contas aprovadas por 7 a 2 na última sessão da Câmara de Vereadores da Boa Terra, o ex-prefeito Wagner Novaes era só alegria. Como os estampidos das bombas eram ouvidos nos quatro cantos da cidade, muitos ficaram imaginando o que teria acontecido:

"Quem chegou ou está indo para Bom Jesus da Lapa?";
"Hoje é festa de que Santo?";
"Aniversário de quem?";
"Quem tá jogando hoje?"

O que muitos não sabiam, era que a festa tinha um nome, Wagner Novaes. Este celebrava a vitória em casa, já que um pouco distante, 7 edis lhe dariam a honra de aprovar as suas contas públicas.

CONTINUE LENDO


MAIS LIDAS DO MÊS


Junho o mês do preto da prevenção do melanoma

Por: Redação Itiruçu Notícias - sexta-feira, 1 de junho de 2018 - 0 Comentários

Cores da Saúde aponta para cuidados para a prevenção do melanoma



O melanoma, o mais grave dos tipos de câncer que atingem a pele, desenvolve-se nas células chamadas melanócitos, que dão pigmentação para a pele. Como estas células são produtoras de melanina, a maior parte dos melanomas têm coloração escura. No entanto, também existem melanomas não-pigmentados, de coloração rosada, branca ou bege.
 

Diagnóstico
Este tipo de câncer pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, sendo mais propenso em regiões que ficam mais expostas à luz solar, como tronco, pernas, pescoço e rosto. Pessoas com pele mais pigmentada têm um risco menor de melanoma nos locais mais comuns, mas qualquer pessoa pode desenvolver esse tipo de câncer nas palmas das mãos, plantas dos pés, e sob as unhas.

Tratamento
Tendo confirmado o diagnóstico, a cirurgia é a principal opção terapêutica para o tratamento do melanoma. Doenças em estágios iniciais são, geralmente, curáveis com a excisão completa. Porém, se a doença está avançada e se espalhou para outros órgãos, como pulmões ou cérebro, é pouco provável que seja curável por cirurgia. Nesses casos, pode ser necessário o tratamento com medicamentos, como a quimioterapia. 

Prevenção
Ações de prevenção podem ser realizadas para que as chances de desenvolvimento de melanoma sejam diminuídas. Para isso, o indivíduo deve adotar comportamentos que minimizem este risco, como:

1) Limitar a exposição à radiação ultravioleta: é muito importante proteger-se do sol através da utilização de filtro solar, roupas com mangas, uso de chapéu e evitar a exposição nos horários de radiação extremamente intensa.

2) Evitar o bronzeamento artificial: os raios ultravioleta das câmaras de bronzeamento não são totalmente inofensivos e, a longo prazo, podem provocar danos na pele e contribuir com o desenvolvimento do câncer.

3) Prestar atenção em pintas ou manchas irregulares: verificar a pele regularmente e prestar atenção em pintas que aumentam de tamanho ou tornam-se irregulares é importante para o diagnóstico precoce de um câncer de pele. Se você tem muitas pintas, consulte periodicamente um dermatologista, que realizará exames de rotina, além de recomendar que você faça mensalmente o autoexame da pele.
(fonte: Fonte: Inorp )


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif

Campanha de Doação