Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Itiruçu: Renúncias, fim de reeleição, polêmicas na Câmara de Vereadores

A sessão da Câmara de Vereadores de Itiruçu ocorrida na manhã desta segunda feira (11) apresentou uma serie de “surpresas”. Logo no inicio da sessão, após a tradicional chamada de presença, onde estava todos os 9 edis, o vereador Jocenil Oliveira Andrade (PSD) Jó de Ju pediu através de um requerimento seu desligamento, afirmando que renunciava ao posto de primeiro secretário da mesa diretiva, já para aquele momento, fato que não foi possível pelo mesmo já ter respondido presença na sessão como primeiro secretário, alegando motivos pessoais.

Logo em seguida foi à vez do vereador João Mota, popular Nino (PCdoB), que fez uma defesa da renuncia do seu par e também apresentou a sua renuncia ao posto de vice-presidente da Câmara, iniciando um clima desconfortável na junta diretiva, uma vez que o presidente Ezequiel Borges (PRB) pego de surpresa parecia não entender o que havia ocorrido. Logo se recompondo, Ezequiel fez um discurso onde disse respeitar a decisão dos seus colegas e que continuava a disposição. Para nossa reportagem ambos disseram não haver mais clima para continuar na mesa diretora e que se sentiam excluídos, alegando que a ultima medida do presidente em propor em regime de urgência a possibilidade de eleição em qualquer tempo, sem ouvi-los teria sido a gota d’água.

Em seguida foi votada em regime de urgência uma mudança na lei orgânica proibindo reeleição de presidente, segundo a justificativa do autor, o vereador Roberto Silva (PSB) popular Robertão, o objetivo é oportunizar outros vereadores e evitar que apenas um passe os quatro anos dirigindo a casa de leis. A proposta foi aprovada por unanime. A mudança porém só será adotada na próxima legislatura, a partir de 2021 e não impede que o atual presidente Ezequiel caso deseje concorra a reeleição.

O presidente Ezequiel Borges disse a nossa reportagem ter encarado com surpresa, mas que respeitava a decisão dos ex-componentes da mesa, e que não entendia onde que causou prejuízo suas ultimas atitudes e que todos tiveram a oportunidade de aprovar ou não seu pedido de urgência. Alegando ainda que a possibilidade de realizar eleições em qualquer tempo não gera prejuízo a nenhum dos nove edis. Ele elogiou a postura de Robertão ao propor o fim da reeleição para a partir de 2021, uma vez que se fosse agora o único atingido seria ele entre os nove. Ezequiel ainda deixou entendido a possibilidade de tentar uma reeleição e disse que dialogará com todos.

Com a renúncia, o presidente terá que fazer uma sessão extra para a escolha dos novos componentes da vice-presidência e da primeira secretaria. Dos vereadores 3 falaram não ter interesse em concorrer, os dois saíntes, mais o vereador Roberto Silva que em conversa descartou a chance. Comenta-se que os vereadores Helinho e Aguinaldinho ambos do PSDB possa vir se candidatar ao cargo. Mas por enquanto é apenas especulações.

Ed Santos

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter