Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

A Leucemia é o câncer que afeta os glóbulos brancos

Cores da Saúde aponta para cuidados para a prevenção da leucemia 

Fazendo parte da nossa campanha de conscientização e prevenção dos mais variados cânceres no mês de junho através do lacinho laranja  representa a leucemia uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.  

A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Diagnostico
Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia. Na análise laboratorial, o hemograma (exame de sangue) aparece alterado, contudo, o diagnóstico somente é confirmado no exame da medula óssea (mielograma). Nesse exame, retira-se menos de um mililitro do material esponjoso de dentro do osso e examina-se as células ali encontradas.

Sintomas
Febre ou calafrios
Fadiga
Fraqueza
Infecções frequentes ou graves
Perda de peso sem esforço
Aumento do fígado ou do baço
Sangramento fácil ou hematomas
Hemorragias nasais recorrentes
Manchas vermelhas minúsculas na pele
Transpiração excessiva (principalmente à noite)
Dor nos ossos ou articulações.
Em caso de células que se infiltram no cérebro, sintomas como dores de cabeça, convulsões, perda de controle muscular e vômito podem ocorrer.

Tratamento
O tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea.
Mas Atenção, estas informações não substituem uma consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.
(fonte: Ministério da Saúde)

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter