Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Itiruçu: Prefeita comenta sobre pedido de fiscalização ao INEMA

Prefeita convida vereador Robertão para um passeio na cidade para que possa identificar melhor os bairros


A prefeita de Itiruçu Drª Lorenna Moura Di Gregório, enviou-nos seu comentário sobre a atitude do vereador de oposição em Itiruçu, Roberto Silva Santos, popular Robertão, que na última terça feira teria protocolado um pedido de vistoria junto ao INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidricos) para que a instituição após vistoria emita um parecer se permite ou não a construção de 50 Casas do Minha Casa Minha Vida no loteamento NOVA ITÁLIA, situada na Avenida João Durval Carneiro, Itiruçuzinho.
Segundo o vereador, os motivos de seu pedido são por que há os tanques de decantação aonde vão os dejetos residenciais, e que há 16 anos quando foi construído, desde então nunca teve tratamento. Diz ainda que os referidos tanques, conhecidos como "penicões" trazem mal cheiro, muriçocas e despeja sua carga poluente na nascente do beija flor. Ele ainda diz que o residencial ficará ha pouco mais de 30 metros do residencial o que pode gerar problemas para os futuros moradores. O edil ainda diz não ser contra a construção das casas mas que fosse em outro lugar.
No seu posicionamento, a prefeita Lorenna pontua que a lei Federal diz que construções devem estar a 15 metros de córregos, rios, lagos, portanto como o local da construção das casa está a mais de 30 metros logo não se enquadra.
A gestora diz ainda que o código sanitário não delimita distância para as lagoas de decantação. Apenas fala que é uma distância razoável.
Lorenna pauta ainda que o terreno ao lado da creche não é um terreno inferior, visto que o loteamento de Paulo Bispo e as conhecidas casinhas ficam após este terreno. “Não vejo porque o vereador alegar que é um terreno inferior e distante.” “As casas naquela região estão bem valorizadas.”
A prefeita disse ainda “convidar o nobre vereador para um passeio na cidade para que possa identificar melhor os bairros.” Ainda segundo os argumentos da gestora, os comerciantes do Itiruçuzinho estão com expectativa do crescimento do comércio local.
Ainda segundo a chefa do executivo itiruçuense, o local será urbanizado, terá quadra de esportes. Recentemente a mesma havia falado conosco que de acordo com a Lei nº 11.445/07 que estabelece as diretrizes para o saneamento básico em todo o país e abarca os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, Itiruçu terá no futuro próximo os penicões retirados do local numa obra a ser executada pela Embasa em parceria com a Prefeitura, através do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Vale ressaltar que no ano passado a Prefeitura de Itiruçu promulgou a lei n° 232/2017 aprovada na Câmara Municipal que autorizou o município de Itiruçu a firmar Convênio de Cooperação entre o Município de Itiruçu e o Estado da Bahia, autorizando a gestão associada de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Com a medida, os serviços de abastecimento de água que já é de responsabilidade da EMBASA continuarão e agora terá também os serviços de esgotamento sanitário. Nesse caso os tanques de decantação, os conhecidos pinicões agora é de responsabilidade da EMBASA.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter