Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Hospital da Mulher de prontidão no Carnaval 2018

Unidade realiza acolhimento às mulheres em situação de violência sexual


Um lugar para ser acolhida e receber todo o suporte necessário em casos de violência sexual. O Serviço AME, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, acolhe integralmente as mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos que forem expostas a situações de abusos e violência sexual.
Composto por equipe multiprofissional, o serviço é formado por médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, com funcionamento nas 24horas, todos os dias da semana, incluindo finais de semana, carnaval, feriados e demais datas comemorativas.
Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) o Serviço AME estará com unidade móvel de quinta (08/02) a terça-feira (13/02) no circuito Dodô, orientando e encaminhando, quando necessário, para o Hospital da Mulher. A ação é uma pactuação com representantes de diversos órgãos da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres durante o Carnaval de Salvador, com o objetivo de oferecer mais proteção às baianas e turistas. Desde o ano passado, o AME é referência em acolhimento no período do Carnaval.

Na unidade, o Serviço AME recebe mulheres por demanda espontânea – também chamada porta aberta – sem necessidade de agendamento prévio e podem ser encaminhadas pela rede de enfrentamento à violência contra a mulher, através de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAN’s), Unidade de Pronto Atendimento (UPA’s) e Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA).
Na Unidade Móvel, assistentes sociais estarão de plantão na unidade móvel de quinta (08/02) a terça-feira (13/02) no circuito Dodô, em Ondina, próximo às esculturas “das gordinhas” esclarecendo dúvidas e realizando o encaminhamento para o Hospital da Mulher, adolescentes e mulheres expostas à violência sexual para o atendimento médico e psicossocial necessário à sua saúde física e mental.

O Serviço AME orienta que o atendimento de emergência – primeiro atendimento – seja realizado em até 72 horas da violência para um melhor prognóstico. A paciente dando entrada na unidade realiza exames laboratoriais sorológicos, profilaxia para HIV e DST's, contracepção de emergência, além de, quando necessário e desejo da mulher, dispõe de acompanhamento a delegacia especializada para registro da ocorrência e exame médico pericial em parceria com o IML.
“Embora os atendimentos aconteçam com ou sem o registro do Boletim de Ocorrência (B.O.), a notificação através do documento é importante para maior precisão e eficácia das políticas de reparação.”, esclarece a coordenadora do AME, Jamile Martins.

Além do atendimento de emergência, o AME realiza consultas de seguimento multiprofissional por no mínimo seis meses. O Serviço desenvolve cuidado diferenciado às mulheres em situação de violência sexual e em caso de dúvidas e encaminhamentos o contato é através do telefone (71) 4141-6520 ou e-mail: servicoame@gmail.com. Denúncias de violência sexual podem ser feitas através do Disque 180.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter