Recadastramento biométrico: Quando será o prazo final em Itiruçu e região? - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Motorista alcoolizado que provoca morte. Qual a punição?

O comportamento do brasileiro no trânsito encontra-se longe do recomendável. O número de motoristas que dirigem alcoolizados, inclusive...

Histórias que o Povo Conta

A história que o povo conta; O Retratista

Paulo Borges de Oliveira, natural de Castro Alves – BA, nascido em 18/11/1918, chegou em Itiruçu –BA, em 1950, foi comerciante juntamente com seu irmão Otávio (já falecido), na antiga rua da Lancha, hoje Moisés Almeida, mas, anos depois dedicou – se inteiramente a profissão de fotógrafo.
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Ganância e a Discórdia a felicidade dos invejosos

Aquele que semeia a discórdia é terrível. Não gosta de ver a paz reinar em canto algum, parece que se agonia com isso.

Qual o objetivo das pessoas que agem desta forma? Será que essa atitude provoca prazer em determinadas pessoas? Ou seria o ego de pessoas invejosas que se sentem felizes provocando infelicidades.

Fazendo minhas análises sobre certas atitudes humanas percebi que pessoas infelizes são as que mais disseminam discórdias e a maior delas sempre está relacionada com algum tipo de fofoca raivosa.

Aquela que numa simples palavra já se percebe o rancor interior de quem fez. E se estivermos perto de quem fez a fofoca raivosa nota-se no semblante da pessoa um certo alívio pela maldade que provocou ou até um sorriso nos lábios achando-se vitorioso...CONTINUE LENDO


MAIS LIDAS DO MÊS


Recadastramento biométrico: Quando será o prazo final em Itiruçu e região?

Por: Ed Santos - quarta-feira, 6 de dezembro de 2017 - 0 Comentários


Continua no Cartório Eleitoral de Maracás o recadastramento biométrico para eleitores de toda a 37ª zona eleitoral que compreende os municípios de Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Planaltino e Maracas. Nesta terça feira (5), por exemplo, uma media de 200 pessoas se deslocaram a Maracas para buscarem senha e fazerem o recadastramento do seu titulo, para o sistema biométrico. Apesar do anuncio sobre o inicio do recadastramento ter deixado claro que não era obrigatório, muito gente confundiu com informações de outras localidades como Jaguaquara (Itaquara, Jaguaquara, Irajuba) que já encerrou e Jequié (Jequié, Manoel Vitorino, Apuarema, Lafaiete Coutinho) que esta por encerrar no inicia de 2018, e pensou que na zona de Maracas, ou seja, para Itiruçu, a situação seria a mesma e temendo perder direitos como ser empossado em concurso, entre outros, se tiver o titulo cancelado, começaram ir massivamente para fazerem o recadastramento. Muitos chegaram a ficarem desesperados pensando que o prazo se encerraria no dia 31 de Janeiro de 2018, assim como na zona de Jequié.

Diante dessa realidade nossa reportagem procurou junto ao Cartório Eleitoral dirimir alguma duvidas, como:

Quantos atendimentos por dia?
São 130 atendimento, sendo 50 já pré agendados via prefeitura, 20 pelo site http://www.tre-ba.jus.br/ e 60 por ordem de chegada.

Quem deve fazer o recadastramento?
Todos que tiverem titulo ativo, ou seja, todo aquele que vota, que tem titulo eleitoral independente da idade ou qualquer outro fator.

Quanto aos idosos?
Os idosos acima de 70 anos o voto e facultativo, mas se ele tem seu titulo ativo e desejar continuar votando precisa fazer sim o recadastramento. Se ele não tiver, ou não fizer não poderá votar, terá o titulo cancelado, mas não será penalizado, como acontecera com as demais pessoas abaixo desta idade.

Os menores de 18 anos?
Com relação aos menores de 18 anos e maior de 16, que já tiverem titulo também terão que fazer o recadastramento.

Os deficientes impossibilitados?
Nesse caso se tem titulo de eleitor e quer continuar votando, precisa sim fazer o recadastramento. No caso de não ter condições físicas ou mentais o procurador, ou parente próximo atestado por documento, pode obter a dispensa da obrigação de votar. Basta procurar um laudo medico atestando a impossibilidade e dar entrada no cartório eleitoral de onde a pessoa faz parte.

Ate aqui tudo bem compreendido. Mas atenção! Como esta sendo feito o recadastramento em Maracas que compreende também Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Planaltino?
Na segundas: Planaltino; Nas terças: Itiruçu; nas quartas: Lajedo do Tabocal; nas quintas: Maracas; nas sextas: todos.

Qual o calendário para o recadastramento. Qual a data limite?
Neste ano de 2017 ate dia 20 de dezembro, lembrando que nesta sexta (8) e feriado local, não funciona. Depois tem uma pausa para o recesso. Depois o recadastramento sera retomado no dia 8 de Janeiro de 2018, indo ate o mês de maio de 2018, quando haverá uma parada para as eleições gerais, retomando os recadastramentos em novembro de 2018 após as eleições. Portanto, ainda tem mais de um ano para o período facultativo se esgotar.

Então Quando será obrigatório?
A partir de 2019, uma data será definida como obrigatória, para que nas eleições de 2020 todo titulo para voto já seja no formato biométrico.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores