Presépio: tradição católica preservada por Joaquim França - Itiruçu Notícias
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Itiruçu: Ministerio publico é acionado contra a Embasa

Consumidores espera que Ministério Publico defenda a população contra o mal serviço da Embasa. Moradores de Itiruçu entraram nesta ...


Passeio Cicloturismo de Itiruçu



EDITORIAL

Refletindo: A verdadeira política do verdadeiro cristão

O Evangelho é o caminho da verdade e da vida eterna, a política é o caminho do cidadão onde interfere diretamente na sua vida terrena (ALIMENTAÇÃO, MORADIA, SAUDE, EDUCAÇÃO, ESPORTE LAZER ETC.)

O Evangelho busca a paz espiritual, quanto à política favorece ou dificulta à vida da comunidade, porém um povo evangelizado com certeza a política só faz favorecer, pois a comunidade sabe o que é o melhor para ela.
A política não se reúne em atividades partidárias, eleições, lideres etc. e sim em um conjunto de atividades que o cidadão deve sentir com o seu dever e direito de estar presente, compromisso da realidade social, não pregando discórdia e sim a união porque o cristianismo deve evangelizar na totalidade da existência humana, inclusive na dimensão da política.

CONTINUE LENDO


COLUNISTAS




MAIS LIDAS DO MÊS


Presépio: tradição católica preservada por Joaquim França

Por: Redação Itiruçu Notícias - quinta-feira, 28 de dezembro de 2017 - 0 Comentários


Tradições muitas das vez vem de uma descendência familiar. No mês de dezembro uma das tradições católicas que está desaparecendo é o presépio. São raras as residenciais que ainda é preservada a tradição de fazer o presépio como uma representação do nascimento de Jesus. Joaquim França conhecido popularmente por "Quincas" morador do distrito de Upabuçu  vai em sentido contrario as estatísticas seguindo uma tradição que dura a mais de 80 anos. 
"O presépio é uma grande tradição que vem aos poucos deixando de existir, mais para mim é o contrario mim sinto muito feliz em dar continuidade a uma obra de arte iniciada lá nos anos de 1930 quando a minha Mãe ainda muito jovem reunia grupo de mulheres com o destino aos morros da região em busca de cascas, musgo, limos , bromélias , e tantos outros vegetais que é indispensável para a beleza do presépio, são mais de 80 anos de tradição." comentou  Quincas.
O presépio de Quincas se tornou uma grande obra de arte e símbolo religioso e  muito visitado no distrito de Upabuçu e toma quase por completo um cômodo de sua residência..

O primeiro presépio da historia  foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.
No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.
"Só tenho que agradecer ao Jesus Menino por tudo, que neste Natal seja de muita paz, saúde , amor, que a paz reina em cada conto do mundo, na minha na sua família." agradeceu Quincas.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif

Campanha de Doação