Itiruçu em risco de dengue? O que fazer? Ouça Entrevista - Itiruçu Notícias - Vocé conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

Itiruçuense Joselito Fróes ganha Festival de Música

Aconteceu na noite desta segunda-feira (27), o II Festival de Música Junina de Santo Antônio de Jesus, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. O evento de autoria da atual gestão municipal, teve início em 2018 e tem como objetivo valorizar os artistas locais, fomentando assim a arte e cultura da cidade.

Com a presença mais que especial do cantor e músico Adelmario Coelho, que integrou o júri, o festival contou com 12 músicas autorais, que tinham que conter obrigatoriamente a frase “Viva o Nordeste Brasileiro”. Os jurados deram suas notas baseados em seis critérios: letra, adequação ao tema, melodia, afinação, postura de palco e tempo estipulado.

A musica vencedora foi "Minha Terra" composição de Joselito Fróes e Reginaldo Silva, que se tornará a música-tema do São João 2019. Com o primeiro lugar aa dupla faturou um prêmio de R$ 4.000 e participará da programação do Melhor São João. ....CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

Desejo de manter foco


Parece que está se tornando cada vez mais difícil nos concentrarmos numa única coisa por muito tempo. A sociedade moderna definitivamente tem nos levado a manter períodos curtos de atenção. Se assistirmos qualquer programa de tevê ou filme, vamos notar como as coisas se movem rapidamente e o ritmo acelerado do enredo. Um comercial típico de tevê muda as imagens a cada poucos segundos, às vezes menos. A lógica é: se não capturarmos a atenção do indivíduo imediatamente. ele vai se voltar para outra coisa. ...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS



BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Itiruçu em risco de dengue? O que fazer? Ouça Entrevista

Por: Ed Santos - quinta-feira, 7 de dezembro de 2017 - 0 Comentários


Resultado de imagem para dengue em ItiruçuA situação do mosquito Aedes Aegypt e´ preocupante. Os dados são do Ministério da Saúde. Além de Itiruçu, Jaguaquara, Lajedo do Tabocal, Itaquara, Irajuba, Santa Inês, Maracás e Jequié também devem ficar em alerta. Entre os municípios da região em situação de perigo estão Milagres, Itatim, Manoel Vitorino, Nova Itarana, Ubatã, Mutuípe e Amargosa. O mosquito Aeds Aegypt é o principal transmissor da dengue, zica e Chicungunya. Doenças que podem matar. É fundamental que as prefeituras intensifiquem a campanha de conscientização. É importante que a população também faça sua parte, evitando deixar agua represada em recipiente aberto nos quintais das residências e em terrenos. Prevenir essas doenças é dever de todos nós.

O índice é considerado de risco quando atinge maior que 4 no índice de infestação predial. De alerta quando vai de 1 a 3,9 e satisfatório até 0,9. Em Itiruçu, o índice era de 3,7 portanto beira a zona de risco. Em Itabuna, por exemplo, o índice é alarmante e alcança o índice 23,4. Milagres por exemplo tem um índice em 8,8, dentro também do grau de risco elevado. O perigo é que há municípios onde não informaram os resultados para monitoramento.

Informações levantadas por nossa equipe apontam que os dados relacionados ao mês de julho chegou a 4.5, nível considerado de risco. A situação exige uma resposta rápida do poder publico e da população. Para evitar uma situação grave de surto, além de campanhas, deve haver colaboração da sociedade, evitando deixar agua acumulada em vasilhames, pneus, fazer limpeza de larvas, entre outras atitudes que vao acabar com o mosquito. Ainda nesta semana falaremos com um profissional da área aqui de Itiruçu, onde mostrara mais informações a respeito deste fato preocupante. 

E´ importante salientar, que o investimento em campanhas, e apoio para medidas educativas, podem resultar numa economia maior a médio o longo prazo, pois agindo, haverá certeza de que hospitais não ficarão cheios de pacientes, contaminados com dengue. Precisamos despertar a consciência da população.

Nossa reportagem conversou com Breno Serra, supervisor de endemias do município, onde falamos sobre a atual situação de Itiruçu. Mas qual eh a real?...Breno explica agora no bate papo que gravamos com ele.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS