Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Itiruçu em risco de dengue? O que fazer? Ouça Entrevista


Resultado de imagem para dengue em ItiruçuA situação do mosquito Aedes Aegypt e´ preocupante. Os dados são do Ministério da Saúde. Além de Itiruçu, Jaguaquara, Lajedo do Tabocal, Itaquara, Irajuba, Santa Inês, Maracás e Jequié também devem ficar em alerta. Entre os municípios da região em situação de perigo estão Milagres, Itatim, Manoel Vitorino, Nova Itarana, Ubatã, Mutuípe e Amargosa. O mosquito Aeds Aegypt é o principal transmissor da dengue, zica e Chicungunya. Doenças que podem matar. É fundamental que as prefeituras intensifiquem a campanha de conscientização. É importante que a população também faça sua parte, evitando deixar agua represada em recipiente aberto nos quintais das residências e em terrenos. Prevenir essas doenças é dever de todos nós.

O índice é considerado de risco quando atinge maior que 4 no índice de infestação predial. De alerta quando vai de 1 a 3,9 e satisfatório até 0,9. Em Itiruçu, o índice era de 3,7 portanto beira a zona de risco. Em Itabuna, por exemplo, o índice é alarmante e alcança o índice 23,4. Milagres por exemplo tem um índice em 8,8, dentro também do grau de risco elevado. O perigo é que há municípios onde não informaram os resultados para monitoramento.

Informações levantadas por nossa equipe apontam que os dados relacionados ao mês de julho chegou a 4.5, nível considerado de risco. A situação exige uma resposta rápida do poder publico e da população. Para evitar uma situação grave de surto, além de campanhas, deve haver colaboração da sociedade, evitando deixar agua acumulada em vasilhames, pneus, fazer limpeza de larvas, entre outras atitudes que vao acabar com o mosquito. Ainda nesta semana falaremos com um profissional da área aqui de Itiruçu, onde mostrara mais informações a respeito deste fato preocupante. 

E´ importante salientar, que o investimento em campanhas, e apoio para medidas educativas, podem resultar numa economia maior a médio o longo prazo, pois agindo, haverá certeza de que hospitais não ficarão cheios de pacientes, contaminados com dengue. Precisamos despertar a consciência da população.

Nossa reportagem conversou com Breno Serra, supervisor de endemias do município, onde falamos sobre a atual situação de Itiruçu. Mas qual eh a real?...Breno explica agora no bate papo que gravamos com ele.

Ed Santos

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter