Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

A Polêmica da sede da Prefeitura de Itiruçu. Muda ou não Muda?


Surgiu nas redes sociais desde o último final de semana, uma polêmica quanto à possibilidade da transferência da sede da Prefeitura de Itiruçu para o prédio do extinto Fórum de Justiça desativado recentemente pelo Tribunal de Justiça da Bahia na sua política de contenção de despesas.
Entre os que se colocam contra a mudança, argumenta-se que é um prédio histórico, que vai afetar o comercio local, diminuindo assim a movimentação e que ficaria mais distante do centro, ou ainda que as pessoas não entraria de fato na cidade, demonstrando também um certo saudosismo pelo passado histórico do prédio construído em 1950. Houve quem sugerisse que fosse transferido o que funciona na Casa da Cultura para o antigo prédio da Justiça, ou ainda que fosse construído um elevador panorâmico.

Já os que argumentam favorável a mudança destacam que o prédio é sim histórico, teve momentos importantes, mas não abriga hoje as condições para funcionar toda estrutura, haja vista que muitos dos órgãos administrativos hoje são abrigados num espaço que deveria ser da Cultura, que é na Casa da Cultura do município. Outro ponto é que o prédio não possui acessibilidade para deficientes e suas estrutura, até para sua preservação mais original, não permite mudanças para adequá-lo às normas da lei, no que tange a acessibilidade, e também a comodidade necessária. Já o prédio onde funcionava o Fórum, que será devolvido ao município, possui condições, espaço e características para abrigar os órgãos administrativos, com acessibilidade, comodidade, inclusive com instalações modernas, adequada a atualidade.

A prefeitura em nota pela assessoria de comunicação disse o seguinte: “Em respeito a população de Itiruçu e com intuito de esclarecer rumores sobre mudança da atual sede da Prefeitura Municipal para o Fórum, uma vez concluído o fechamento da Comarca, a Prefeitura de Itiruçu faz saber:
O prédio onde cogita-se á instalação da nova sede possui infra estrutura adequada ao público e ao funcionário com rampas de acesso, para portadores de necessidades especiais estacionamento, salas climatizadas, auditório de reuniões, gabinetes, recepção entre outros, o que facilita o acesso de todos indistintamente.
Não haverá custo algum para o Município vez que o Prédio já é de uso Público. 
Não haverá prejuízo a atual sede, que por sua vez não ficará abandonada, pois o intuito é restabelecer valores culturais e manter o prédio como ele deve ser: Patrimônio da Cidade.
A prefeita e sua equipe jamais adotarão medidas que venham diminuir, segregar ou cessar a necessidade da população. E desta forma, como sempre foi, compromete-se com a melhoria e o bem comum em primeiro lugar."

Diante das exposições questiona-se: Com relação à saída da prefeitura, não sei se verdade ou não, mas eis que na nota a prefeitura deixa entendido que sim. Isso faria de fato abater o comercio no entorno? O comercio depende da prefeitura ali funcionado, para ter seus clientes? A movimentação seria alterada? Como e por quê? Seria viável apenas manter o prédio da prefeitura atual funcionado como centro do executivo, mantendo as divisões de setores que passariam para o prédio do Fórum? Ou seria melhor abrigar todos os setores em um só lugar? Agora com a crise que todos dizem está passando, a gestão tem verbas para colocar elevadores, como foi sugerido, por exemplo? Contratar especialistas para fazer alterações, implantando tecnologias que não sei quais para adaptar o prédio a lei da acessibilidade, por exemplo, sem, contudo alterar drasticamente sua originalidade é possível? E do ponto de vista financeiro, não seria melhor que esse dinheiro fosse investido noutras coisas mais urgentes a priori? Se há um prédio que pode abrigar a sede do executivo, só pela nostalgia não se faria esta mudança? Ficaria longe assim as pessoas caminharem 500 metros a mais ou a menos para terem acesso a possível futura prefeitura, onde antes era o Fórum? Enfim Isso seria bom? Isso seria ruim para o povo? Para o povo, isso inclui todos, do comerciante, empresário, trabalhadores num geral, crianças, jovens, adultos e idosos, principalmente aqueles que mais sofrem com inacessibilidade atual que são os deficientes. Essa decisão deve levar em conta tudo isso.

Ed Santos

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter