Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Independência do Brasil teria sido proclamada por Leopoldina

Independência do Brasil teria sido proclamada por Leopoldina
Segundo historiadores no dia 2 de setembro de 1822, o Brasil era um País, oficialmente mas estva  prestes a ser invadido por tropas portuguesas que exigiam o retorno dos Príncipes Regentes, D. Pedro e D. Leopoldina para Portugal, não por ordens do Rei D. João VI, mas das Cortes Portuguesas, Parlamento Português. Sendo que a Bahia já haviam sido  invadida.

Dom Pedro em viagem para a Província de São Paulo para assegurar a lealdade dos locais à causa brasileira. Ele alcançou sua capital em 25 de agosto e lá permaneceu até 5 de setembro. Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena, sua esposa, assumiu a regência durante a viagem. 
 
Diante das exigências de Portugal para que ambos retornassem a Lisboa, ela convocou uma sessão extraordinária do Conselho de Estado no dia 2 de setembro de 1822 e, juntamente com os ministros, decidiu pela separação definitiva entre Brasil e Portugal, assinando então a declaração de independência. Que certifica segundo historiadores este foi o ato da Independência do Brasil. 

Mas acreditasse que D. Pedro, pelas ideias e conversas com a própria D. Leopoldina e José Bonifácio já tinha em mente proclamar a Independência do Brasil em São Paulo, mas não no meio do nada, ao lado do riacho do Ipiranga, mas na Vila de São Paulo.  

O que houve foi um adiantamento dos fatos, com base nas correspondências que teve de D. Leopoldina e José Bonifácio, que lhes foram entregue por Paulo Bregaro, nas margens do Ipiranga,
Fonte Bibliográfica
AMBIEL, Valdirene Do Carmo
O Novo Grito Do Ipiranga 
São Paulo
Linotipo Digital, 2017

Anônimo

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter