Independência do Brasil teria sido proclamada por Leopoldina - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow
HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

Desejo de manter foco


Parece que está se tornando cada vez mais difícil nos concentrarmos numa única coisa por muito tempo. A sociedade moderna definitivamente tem nos levado a manter períodos curtos de atenção. Se assistirmos qualquer programa de tevê ou filme, vamos notar como as coisas se movem rapidamente e o ritmo acelerado do enredo. Um comercial típico de tevê muda as imagens a cada poucos segundos, às vezes menos. A lógica é: se não capturarmos a atenção do indivíduo imediatamente. ele vai se voltar para outra coisa.
Com tantas coisas competindo por nossa energia mental, que vão da Internet passando pelas mensagens de texto e e-mails, é de admirar que ainda sejamos capazes de concentrar o foco em alguma coisa.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS
BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Independência do Brasil teria sido proclamada por Leopoldina

Por: Redação Itiruçu Notícias - sábado, 2 de setembro de 2017 - 0 Comentários


Segundo historiadores no dia 2 de setembro de 1822, o Brasil era um País, oficialmente mas estva  prestes a ser invadido por tropas portuguesas que exigiam o retorno dos Príncipes Regentes, D. Pedro e D. Leopoldina para Portugal, não por ordens do Rei D. João VI, mas das Cortes Portuguesas, Parlamento Português. Sendo que a Bahia já haviam sido  invadida.
Dom Pedro em viagem para a Província de São Paulo para assegurar a lealdade dos locais à causa brasileira. Ele alcançou sua capital em 25 de agosto e lá permaneceu até 5 de setembro. Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena, sua esposa, assumiu a regência durante a viagem. Diante das exigências de Portugal para que ambos retornassem a Lisboa, ela convocou uma sessão extraordinária do Conselho de Estado no dia 2 de setembro de 1822 e, juntamente com os ministros, decidiu pela separação definitiva entre Brasil e Portugal, assinando então a declaração de independência. Que certifica segundo historiadores este foi o ato da Independência do Brasil.
Mas acreditasse que D. Pedro, pelas ideias e conversas com a própria D. Leopoldina e José Bonifácio já tinha em mente proclamar a Independência do Brasil em São Paulo, mas não no meio do nada, ao lado do riacho do Ipiranga, mas na Vila de São Paulo. 
O que houve foi um adiantamento dos fatos, com base nas correspondências que teve de D. Leopoldina e José Bonifácio, que lhes foram entregue por Paulo Bregaro, nas margens do Ipiranga,
Fonte Bibliográfica
AMBIEL, Valdirene Do Carmo
O Novo Grito Do Ipiranga 
São Paulo
Linotipo Digital, 2017


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS