Tapioca e beiju fazem sucesso na Exporural 2017 - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Assaltantes levam moto na zona Rural de Itiruçu

Uma moto Honda Bros, cor vermelha e placa NZU-2191 de Itiruçu, foi tomada de assalto por dois elementos armados na região do Assentamento...

Histórias que o Povo Conta

A história que o povo conta; O Retratista

Paulo Borges de Oliveira, natural de Castro Alves – BA, nascido em 18/11/1918, chegou em Itiruçu –BA, em 1950, foi comerciante juntamente com seu irmão Otávio (já falecido), na antiga rua da Lancha, hoje Moisés Almeida, mas, anos depois dedicou – se inteiramente a profissão de fotógrafo.
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Ganância e a Discórdia a felicidade dos invejosos

Aquele que semeia a discórdia é terrível. Não gosta de ver a paz reinar em canto algum, parece que se agonia com isso.

Qual o objetivo das pessoas que agem desta forma? Será que essa atitude provoca prazer em determinadas pessoas? Ou seria o ego de pessoas invejosas que se sentem felizes provocando infelicidades.

Fazendo minhas análises sobre certas atitudes humanas percebi que pessoas infelizes são as que mais disseminam discórdias e a maior delas sempre está relacionada com algum tipo de fofoca raivosa.

Aquela que numa simples palavra já se percebe o rancor interior de quem fez. E se estivermos perto de quem fez a fofoca raivosa nota-se no semblante da pessoa um certo alívio pela maldade que provocou ou até um sorriso nos lábios achando-se vitorioso...CONTINUE LENDO


MAIS LIDAS DO MÊS


Tapioca e beiju fazem sucesso na Exporural 2017

Por: Itiruçu Notícias - quarta-feira, 16 de agosto de 2017 - 0 Comentários





Até o próximo domingo (20), uma diversidade de produtos da agricultura familiar e economia solidária, de diversos municípios da Bahia, podem ser encontrados na Exporural 2017, no Parque de Exposições de Salvador. Um dos destaques são a goma de tapioca e o beiju da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).
Para a representante da Rede Mata Atlântica, na qual a Coopatan está inserida, Wilson Souza Nunes, é muito importante participar deste tipo de evento para apresentar os produtos a outros mercados e fazer rodadas de negócios: “Aqui a gente consegue fazer contato com exportadores, como por exemplo um exportador da Suíça que já conversou com a gente sobre a possibilidade de comprar algum de nossos produtos”.
Ainda segundo Nunes, o Governo Estadual tem dado muito apoio para rede: “Temos essa parceria para discutir a parte da formalização, da organização e da comercialização para que a gente possa ter retorno na base, com retorno financeiro e melhoria da renda”.

A Rede Mata Atlântica é uma composição de grupos produtivos da agricultura familiar e economia solidária, formada por 30 empreendimentos. Entre os produtos que estão sendo comercializados na Exporural pela Rede estão o guaraná em pó, o cravo da índia, pimenta do reino, banana chips, além da goma de tapioca e o beiju tipo canoa, que está sendo um sucesso de vendas.
Segundo a diretora de Agregação de Valor e Acesso a Mercado, da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF/SDR), Elisabete Costa, “esse evento faz parte das estratégias desenvolvidas pelo Governo do Estado para apoiar a divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária para a população da capital baiana, e de outras regiões do país que visitam a Exporural. Evento como esse proporciona aos empreendimentos aumento na renda das famílias e, consequentemente, melhoria de vida”.

Um espaço da Agricultura Familiar, composto por 25 estandes com produtos de cooperativas e associações baianas, trouxe para o evento um pouco da variedade produzida no interior do estado, e diferentes segmentos para a exposição de produtos in natura (frutas e verduras), produtos industrializados (doces, biscoitos, farinhas de mandioca e milho, mugunzá, castanhas, mel, dentre outros), artesanatos (bijuterias, roupas customizadas, brinquedos infantis).
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Rede Caatinga, o espaço contará também com uma praça de alimentação, onde são servidas iguarias como espetinho de carne de bode, tapiocas recheadas e pratos preparados com tilápia.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores