RCSS-BA alertam pais e educadores sobre a segurança de piscinas - Itiruçu Notícias - Vocé conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

TRE-BA convoca quase 3 milhões de eleitores a partir desta segunda

A Justiça Eleitoral convoca, a partir desta segunda-feira (13/5), eleitores de 281 cidades baianas para realizar o cadastramento biométrico obrigatório. De acordo com cronograma definido pelo TRE da Bahia, a revisão extraordinária deverá ser concluída em todos os municípios participantes antes das Eleições Municipais de 2020. Ao todo, 2,9 milhões de cidadãos serão atingidos por este, que é o último ciclo da biometria no estado. Atualmente, o índice geral de eleitores com identificação biométrica na Bahia é de 73,30%, o que representa mais de sete milhões de cidadãos com as digitais cadastradas.
A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. A abertura do serviço ocorreu no último dia 6 de maio. Apenas no primeiro dia de ativação do serviço, mais de 6 mil horários foram marcados.
Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento (71) 3373-7223. Para agendar, o interessado deve informar CPF, nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe....CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

Desejo de manter foco


Parece que está se tornando cada vez mais difícil nos concentrarmos numa única coisa por muito tempo. A sociedade moderna definitivamente tem nos levado a manter períodos curtos de atenção. Se assistirmos qualquer programa de tevê ou filme, vamos notar como as coisas se movem rapidamente e o ritmo acelerado do enredo. Um comercial típico de tevê muda as imagens a cada poucos segundos, às vezes menos. A lógica é: se não capturarmos a atenção do indivíduo imediatamente. ele vai se voltar para outra coisa.
Com tantas coisas competindo por nossa energia mental, que vão da Internet passando pelas mensagens de texto e e-mails, é de admirar que ainda sejamos capazes de concentrar o foco em alguma coisa.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS

BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

RCSS-BA alertam pais e educadores sobre a segurança de piscinas

Por: Itiruçu Notícias - quinta-feira, 3 de agosto de 2017 - 0 Comentários


A Rede de Consumo Seguro e Saúde-Ba (RCSS-BA) alerta a população sobre a necessidade da obrigatoriedade de tampas em ralos de piscinas para evitar acidentes que têm levado a óbito crianças, quando presas pela sucção dos ralos. A Rede, que é formada por órgãos públicos e entidades ligadas aos direitos do consumidor, orienta pais e educadores para a instalação obrigatória de tampas antiaprisionamento. Somente em 2014, três crianças de sete a 10 anos morreram no país, e um acidente grave ocorreu com uma menina, em Salvador.

Para agilizar a adoção das medidas cabíveis, a RCSS-BA decidiu apoiar a aprovação do projeto o projeto de lei 1162/07, que trata da adoção de critérios de segurança em piscinas públicas, privadas e coletivas. O projeto aguarda apreciação no Senado Federal. Entre as ações, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Ministério Público, Defensoria Pública, UFBA e demais membros da Rede vão encaminhar carta aberta ao Senado visando o avanço do processo no parlamento. A decisão da Rede foi tomada, em reunião semestral dos seus 30 membros, no último dia 27, na sede do ibametro, na Pituba.

"É necessário uma maior celeridade na apreciação deste projeto. Ao mesmo tempo, vamos buscar junto a Assembleia Legislativa da Bahia e Câmara Municipal proposições de lei nesse sentido”, afirma o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. Os membros da RCSS-BA vão promover ainda outras iniciativas para mobilização da sociedade e de lideranças políticas, tanto na Capital quanto no interior do Estado.

Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Piscinas (Anapp) apontam que de 1,8 milhão de piscinas no Brasil apenas 40 mil têm ralos com dispositivos de segurança, apesar destes custarem em torno de R$50.
A RCSS-BA é uma articulação de 30 membros, entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil, que atua no combate a acidentes de consumo na Bahia. Além dos órgãos supracitados, participaram desta reunião o LACEN, Ciave, Abdecon, Divisa/Sesab, Vigilância Sanitária de Salvador, Codecon, Corpo de Bombeiros e comissão de defesa do consumidor da Câmara Municipal de Salvador.

Casos de acidentes: Recentemente foi divulgado mais um caso fatal em piscinas com uma menina de sete (07) anos, quando hospedada em hotel situado no Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. Ela ficou presa debaixo d'água quando o cabelo foi sugado pelo ralo da piscina. Outra tragédia aconteceu em São Paulo, em 1998, quando uma criança dez anos teve seus cabelos sugados pelo ralo do fundo de uma piscina. Apesar de resgatada com vida, ela entrou em estado de coma, que já perdura 16 anos.
Em Salvador, uma garota, cuja idade não foi revelada, ficou presa pela barriga na bomba de sucção de uma piscina em um condomínio na Paralela, em 2014. Sobreviveu após resgate do corpo de bombeiros. Há inúmeros outros casos em diversas partes do país, muitos deles com vítimas fatais.
Ascom-Ibametro


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS