Prefeitura avalia danos causados pelas Lagoas de decantação - Itiruçu Notícias - Você conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

Como começou o São Pedro de Itiruçu?

A maior festa do município de Itiruçu o São Pedro de Itiruçu já tem 62 anos de tradição. Segundo o professor e historiador Marcos Cesar, o São Pedro de Itiruçu tem origem nos anos 50 do séc XX, quando o médico Dr. Antenor Rodrigues Costa, que concluiu o curso de medicina e foi trabalhar na cidade de Maraú "Recôncavo da Bahia", mas resolveu mudar para outra cidade, mas que tivesse a terminação em u, e a cidade escolhida foi Itiruçu. Na época era raro ter médico em cidade pequena e DR, Antenor sentiu falta de lazer, pois Itiruçu não tinha o que oferecer em lazer, então resolveu reunir a sociedade itiruçuensse, e na reunião ficou decidido a criação de um clube social. O Senhor Vivaldo Bastos fez a doação do terreno, localizado na Rua Presidente Vargas, onde hoje se encontra o Posto de Saúde. Com a contribuição em dinheiro e mão de obra, ergue-se o clube, que foi batizado com o nome de "Sociedade Lítero Recreativa de Itiruçu" (SLRI) sendo inaugurado em 1956, com grande festejos e pompas, dando inicio naquele ano a festa de São Pedro...CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Fé realiza os desejos de nossos corações


A Fé é acreditar que uma coisa é verdade e agir de acordo com essa crença. Todo mundo tem fé em alguma coisa. A Bíblia diz que devemos ter fé em Deus e no Seu poder para mudar nossa vida. Somos salvos pela fé em Jesus.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” - Hebreus 11:6.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS



BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Prefeitura avalia danos causados pelas Lagoas de decantação

Por: Redação Itiruçu Notícias - quarta-feira, 9 de agosto de 2017 - 0 Comentários


Depois da reportagem do Itiruçu notícias a Prefeitura Municipal de Itiruçu através do  Diretor de Meio Ambiente, Otacílio Fraga Miranda entrou em contato com nossa redação para informar as providencia  a serem tomadas referente a situação das Lagoas de decantação conhecidos por “Pinições”. (Relembre o assunto clicando AQUI)
Segundo o Diretor estiveram nesta terça-feira (08), no local das  lagoas de decantação a secretaria de obras, representada pela Engenheira Chazy Lays Meneses Fontes e a Secretaria de Serviços Gerais  Djane Guedes além do Diretor de Meio Ambiente, Otacílio Fraga Miranda, avaliando o transbordo de esgotos domésticos para o córrego do Beija-flor para que providencias sejam tomadas para conter os danos causados ao meio ambiente local, uma da possíveis providencias a serem adotada é aumentar a capacidade de armazenamento das lagoas ampliando o tamanho da mesma, o que daria de imediato um alivio do transbordo da mesma, e em segundo plano articular com a Embasa - Empresa de Agua Saneamento, a possível execução da construção da estação de tratamento de esgotos que já se encontra projetada e que consiste na construção das estações de bombeamentos de esgoto próximo as lagoas de decantação para  a estação a ser construída. Segundo o diretor este projeto já teria sido elaborado no decorrer da administração de 2009 a 2012, mas infelizmente não foi do interesse dos últimos dois gestores solicitar junto  ao governo do Estado a execução da obra de suma importância para a sede do município que sofre com o mau cheiro dos "pinicões" e das muriçocas advindas dos focos lá existentes. 
Na época do levantamento topográfico do projeto os Ambientalistas Lourival Oliveira Neto e Otacílio Fraga foram procurados pelo corpo técnico de engenheiros para opina na localização da futura estação de tratamento, onde acertou-se  que a mesma seria construída nas imediações do antigo matadouro na saída para Lajedo do Tabocal.
Segundo o diretor de meio Ambiente hoje ciente da gravidade da situação a atual prefeita Lorena D Gregório e equipe esta a buscar a solução deste gravíssimo problema de saúde publica junto ao governo do estado e a EMBASA, pois este já se arrasta por quase dezesseis anos sem se buscar uma solução definitiva para o problema.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS