Ibametro intensifica fiscalização para recolher o brinquedo Hand Spinner - Itiruçu Notícias
Arrow
MENSAGEM DE ANO NOVO

Campanha


EDITORIAL

Viajando no tempo: do Jornal Itiruçu, evoluindo até o Itiruçu Notícias


O tempo urge e as memórias ficam, para revela a sua história. Recebi do amigo poeta Claudio Fernandes uma lembrança dos primeiros passos na área da informação. Na época não tinha internet, blogs, redes sociais, sites muito mesmo WhatsApp, mas já naquela época dávamos os primeiros passos na área da comunicação escrita. CONTINUE LENDO


COLUNISTAS

Coluna Joselito Fróes: Êta lê lê! : O Bar São Jorge

Existem certas relíquias que o tempo faz questão de perpetuar. Passa-se o tempo e a suas lembranças continuam vivas em nossos corações...


MAIS LIDAS EM 2017


Ibametro intensifica fiscalização para recolher o brinquedo Hand Spinner

Por: Itiruçu Notícias - - quarta-feira, 19 de julho de 2017 - 0 Comentários





O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulga o resultado da fiscalização realizada de 10 a 15 de julho, no comércio de Salvador e do município de Barreiras, com foco no brinquedo hand spinner (girador de mão). Nova sensação entre as crianças, o brinquedo é perigoso por conter diversas pontas e rolamentos. O Inmetro identificou acidentes envolvendo o produto, no exterior, relacionados ao engasgamento com a ingestão de partes pequenas, em especial, dos rolamentos. A operação coletou um total de 2.469 mil brinquedos irregulares, sendo 610 unidades de hand spinner. Todos os produtos estavam sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, ou seja, não passaram por testes de segurança exigidos no processo de certificação.

Os brinquedos foram apreendidos em lojas e supermercados. As empresas foram autuadas e vão pagar multas que podem chegar até a R$ 1,5 milhão, se considerados fatores agravantes, como a reincidência. O Ibametro está intensificando a fiscalização do hand spinner e demais brinquedos em todo o estado.
“Os pais precisam comprar produtos certificados para evitar riscos de acidentes. Além disso, devem observar a indicação da faixa etária. O hand spinner é contraindicado para crianças de até seis anos. Nos modelos movidos a motor, o risco é ainda maior devido a possibilidade de ingestão das baterias tipo botão”, explica o diretor-geral do Ibametro Randerson Leal. 
 

Considerado pelo Inmetro como brinquedo, o produto só pode ser comercializado no Brasil se cumprir com os requisitos técnicos definidos nas portarias vigentes sobre o tema. E mais: deve ser submetido aos ensaios previstos pelo processo de certificação. Consequentemente, poderá ostentar o Selo do Inmetro. Caso contrário, o produto estará irregular no mercado.
A fiscalização apreendeu também brinquedos como armas de brinquedos que dão choque elétrico no contato com a pele e o ioiô bol, brinquedo proibido no Brasil devido ao risco de estrangulamento.
Denúncias da comercialização do brinquedo sem o Selo do Inmetro devem ser feitas à Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-071-1888.
Ascom – Ibametro


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif