Semente de jaca tem cheiro de chocolate e pode substituir cacau - Itiruçu Notícias | Você conectado à informação!
Arrow

Acesse e curta nossa FAN PAGE no Facebook



Colunas

O Seu Direito


EDITORIAL

A ideologia partidária deixada de lado

A ideologia partidária está se acabando a cada dia neste país, não tem como definir que é esquerda ou quem é Direita. Na política passa...


Versículos Bíblicos  



As Mais Clicadas da Semana

Semente de jaca tem cheiro de chocolate e pode substituir cacau

Edição: Neto Oliveira - segunda-feira, 19 de junho de 2017 - 0 Comentários


Um grupo de pesquisadores que envolve brasileiros e ingleses identificou os compostos voláteis encontrados nas sementes da jaca dura produzem muitos dos aromas obtidos de amêndoas de cacau. Assim, conseguiram desenvolver uma maneira de substituir o cacau na formulação de produtos com aroma de chocolate.
"Constatamos que as sementes de jaca possuem muitas pirazinas, que são os principais compostos que conferem o aroma de chocolate", disse Solange Guidolin Canniatti Brazaca, professora da Esalq-USP e coordenadora do projeto.
De acordo com a pesquisadora, a descoberta foi acidental e ocorreu durante um projeto de iniciação científica de uma estudante de nutrição.
O projeto buscava utilizar a farinha da semente de jaca para produção de bolos, biscoitos e pães, já que a semente da fruta possui muito amido e proteínas. No entanto, ao tostar as sementes de jaca para obter a farinha, os pesquisadores notaram que o aroma exalado era muito semelhante ao de chocolate.
O estudo foi feito por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), da Fatec Deputado Roque Trevisan, da Universidade Metodista de Piracicaba e da University of Reading.
Os pesquisadores adicionaram a farinha da semente de jaca em misturas para o preparo de cappuccino com o intuito de avaliar a possibilidade de substituição do aroma de chocolate extraído do cacau.
Os provadores não perceberam nenhuma diferença do aroma de chocolate obtido da semente de jaca em comparação com a produzida por amêndoas de cacau."
Os resultados dos testes indicaram que a farinha da semente de jaca foi capaz de substituir o aroma de chocolate proveniente do cacau, sem interferir no sabor de café da bebida.
Em alguns países, como os da Ásia, costuma-se consumir as sementes de jaca cozida. No Brasil – país que é o maior produtor da fruta nas Américas, as sementes de jaca até agora eram consideradas resíduos.
(Com informações da Agência Fapesp)


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Publicidade

 photo dra rita coacutepia_zpsxcdxnsbz.png

 photo gilmarblogif_zpsi4cfgiei.gif

COMPRE AQUI


Ou pelo WhatsApp:
(11) 98109 7241