Agricultura Familiar será destaque no Festival Sabores de Itacaré - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Assaltantes levam moto na zona Rural de Itiruçu

Uma moto Honda Bros, cor vermelha e placa NZU-2191 de Itiruçu, foi tomada de assalto por dois elementos armados na região do Assentamento...

Histórias que o Povo Conta

A história que o povo conta; O Retratista

Paulo Borges de Oliveira, natural de Castro Alves – BA, nascido em 18/11/1918, chegou em Itiruçu –BA, em 1950, foi comerciante juntamente com seu irmão Otávio (já falecido), na antiga rua da Lancha, hoje Moisés Almeida, mas, anos depois dedicou – se inteiramente a profissão de fotógrafo.
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Ganância e a Discórdia a felicidade dos invejosos

Aquele que semeia a discórdia é terrível. Não gosta de ver a paz reinar em canto algum, parece que se agonia com isso.

Qual o objetivo das pessoas que agem desta forma? Será que essa atitude provoca prazer em determinadas pessoas? Ou seria o ego de pessoas invejosas que se sentem felizes provocando infelicidades.

Fazendo minhas análises sobre certas atitudes humanas percebi que pessoas infelizes são as que mais disseminam discórdias e a maior delas sempre está relacionada com algum tipo de fofoca raivosa.

Aquela que numa simples palavra já se percebe o rancor interior de quem fez. E se estivermos perto de quem fez a fofoca raivosa nota-se no semblante da pessoa um certo alívio pela maldade que provocou ou até um sorriso nos lábios achando-se vitorioso...CONTINUE LENDO


MAIS LIDAS DO MÊS


Agricultura Familiar será destaque no Festival Sabores de Itacaré

Por: Itiruçu Notícias - quarta-feira, 14 de junho de 2017 - 0 Comentários

A Agricultura Familiar é o tema da IV edição do Festival Sabores de Itacaré, que será realizado no período de 13 a 23 de julho, no município de Itacaré, Território Litoral Sul. O lançamento do festival aconteceu nesta terça-feira (13), na Casa do Comércio, em Salvador. O evento conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).
A superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, esteve no lançamento do festival representando o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, e destacou que a organização do evento acerta ao associar a gastronomia aos produtos saudáveis da agricultura familiar. Segundo ela, esse enfoque dá visibilidade à produção rural, impulsiona a economia local, gera emprego, renda, e contribui com a valorização das pessoas que produzem o alimento que chega a nossas mesas.

“É imprescindível que os agricultores e agricultoras familiares, assentados e assentadas da reforma agrária, quilombolas e os povos e comunidades tradicionais, que produzem alimentos no Litoral Sul, percebam que a apresentação dos pratos do festival contemplam a força de seu trabalho e serão expostos pelos grandes Chefs de Cozinha. A gastronomia também é feita  com o esforço do homem e da mulher do campo que  cuidam da conservação do solo, do plantio e da colheita, para que a gente tenha produtos de qualidade para consumir”, explicou Watanabe.
Para esta edição está prevista a participação de 30 estabelecimentos, 14 Chefs na Cozinha Show, Feira da Agricultura Familiar, Artesanato e shows de Jazz. O Secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, pontuou que “a proposta é a gente inovar, diversificar a oferta turística, integrar a economia e potencializar a gastronomia local transformando-a num produto e roteiro turístico”.
O vice-prefeito de Itacaré, Jenilson Souza, afirmou que o Festival “é um evento consolidado, já incorporado no calendário festivo do município, que potencializa o trabalho da agricultura familiar gerando acesso ao mercado e venda aos produtores rurais”.

Já coordenadora do Movimento Social Frente de Trabalhadores Livres (FTL), Soraia Luiza Correia, salientou que “pra gente é uma alegria participar de um festival desse porte, os organizadores  realizaram um intercâmbio visitando  nossos assentamentos, a exemplo de Pancada Grande e outros. Quando a gente fala de agricultura familiar estamos falando de alimentos saudáveis, não é apenas uma apresentação de pratos e de sabores, mas de alimentos que trazem uma segurança alimentar para quem consome”, finalizou.
Crédito da foto: André Frutuôso/SDR


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores