Pesquisa revela que maioria dos jovens brasileiros são sedentários - Itiruçu Notícias
Arrow
Campeonato Brasileiro Serie C - Juazeirense x Remo Ao Vivo

Campanha Cores da Saúde



EDITORIAL

Reflexão do sofrimento superado pela Fé

As lágrimas escorrem como sangue de uma ferida, difícil de estancar.
As batidas do coração doem a cada pulsação.
O olhar que não encontra uma saída nem mesmo alguém que possa compreender, quando se está no chão.
Não há uma mão pra te levantar, mas várias para te empurra no abismo. Apagar a luz no fim do túnel com um sopro para que não enxergue a saída.
Mas com tua em fé em Deus, louvai, porque ele é bom
Em Salmos 107.06 diz “E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.”
Pois Deus conhece as duas dores e os seus sofrimento .
Os retos o verão, e se alegrarão, e toda a maldade tapará a boca.
Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as bondades do Senhor. Salmos 107:42,43 CONTINUE LENDO

COLUNISTAS



Coluna Joselito Fróes: Êta lê lê! : O Bar São Jorge

Existem certas relíquias que o tempo faz questão de perpetuar. Passa-se o tempo e a suas lembranças continuam vivas em nossos corações...


MAIS LIDAS DO MÊS


Pesquisa revela que maioria dos jovens brasileiros são sedentários

Por: Redação Itiruçu Notícias - sexta-feira, 19 de maio de 2017 - 0 Comentários


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (17), o resultado do suplemento Práticas de Esporte e Atividade Física, da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios - Pnad 2015, realizado em parceria com o Ministério do Esporte, que revelou que mais da metade da população acima de 15 anos do país nunca praticou esportes. A pesquisa mostrou ainda que 57,3% dos adolescentes de 15 a 17 anos, informaram que o principal motivo para não se exercitarem foi não gostarem ou não quererem.

Os resultados obtidos na pesquisa servem de alerta, visto que o sedentarismo e a hipoatividade estão associados ao risco de desenvolver excesso de peso, ocasionando obesidade e consequentemente ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares na idade adulta, anormalidades metabólicas como nível de colesterol alterado, diabetes, hipertensão, insônia e várias desordens metabólicas, explica a nutricionista Daniele Andrade.  Além do sedentarismo fatores como má alimentação (consumo de industrializados, fast food e de alimentos com alto teor lipídico, bem como alguns fatores emocionais como ansiedade devido ao stress do dia a dia e o isolamento social, podem levar ao consumo excessivo de alimentos doces e gordurosos como uma forma de compensação, afirma a nutricionista.

Mas, porque os jovens não se interessam por esportes e atividades físicas? Uma explicação pode está na fascinação pelos jogos eletrônicos, redes sociais e/ou mesmo por passarem horas navegando na internet ou em frente a TV. Outra justificativa é o medo da violência, que faz com que crianças e adolescentes não saiam mais de casa e não participem de brincadeiras que estimulam o gasto energético como pega-pega, pula corda, pique-esconde, amarelinha, entre outras.

Estimular a prática esportiva e de atividades físicas é uma missão para os pais. Já o tipo de exercício a ser realizado vai depender da afinidade e desenvolvimento dos adolescentes, afirma o educador físico Pablo Gavazza, coordenador técnico da rede de academias Hammer Fitness Club, unidade Rosas. Segundo ele, o primeiro passo é consultar um médico para liberação da atividade e logo após, buscar um profissional capacitado para a prescrição, acompanhamento e monitoramento do aluno, durante a pratica das atividades. “Nesta fase da vida o risco de lesão é maior, pois os músculos, ligamentos e tendões ainda estão se desenvolvendo, por isso é imprescindível o acompanhamento de um educador físico para garantir os bons resultados”, ressalta. De acordo com Gavazza, a prescrição do exercício adequado levará em consideração, também, a maturidade do aluno.
Edição: Líliam Cunha/Imagem Reprodução


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif