Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

4 anos da morte de Hugo Chávez ex-presidente da Venezuela

Las mentiras más contadas sobre Hugo Chávez

No domingo também foi lembrado a morte do Líder Venezuelano de maior expressão no século XXI. Trata-se de Hugo Chavez. Filho de família humilde, sendo seu pai e mãe ainda vivos professores. Chavez iniciou sua carreira na escola militar onde se tornou Tenente Coronel. Foi responsável de um levante militar em 4 de fevereiro de 1992, momento em que seu país passava uma enorme crise financeira, política e de violência estatal contra a população civil. Na época o grupo militar comandado e companheiros do exercito queriam depor o governo, parar com a violência contra os civis e por fim também a onda neoliberal que quebrou o país. Mas seu intento falhou, ele foi preso, sendo soldo em 1996, em 1998 concorreu e venceu as eleições com 57% dos votos. Assumiu o país, implantou reformas, criou uma nova constituição e proclamou após referendo aprovado pelo congresso uma nova república. A república Bolivariana da Venezuela, em homenagem a Simon Bolivar, líder independentista do país. Estatizou e modernizou empresas estratégicas como a PDVSA (estatal do petróleo), sofreu um golpe de estado orquestrado pela oposição com apoio da União Europeia e dos EUA, foi quase assassinado pelos golpistas, mas graças a um levante popular após a informação de que Chávez não tinha renunciado, mas estava sequestrado, os golpistas se renderam por pressão civil e militar e Chávez foi resgatado, voltando ao cargo para o qual havia sido eleito. Deste então impulsou reformas, reduziu a pobreza, levou saúde com o programa Barrio Adentro com a participação de médicos cubando, levou casas populares a quem não tinha, mas findou sua vida lutando contra a guerra econômica organizada e patrocinada pela oposição que sem contar com maioria nas urnas usava-se de saboteio na oferta de produtos alimentares e avanço da inflação. Chávez tinha um discurso bem afiado onde falava da liberdade, contra o imperialismo norte americano e em defesa da unidade latino-americana. Ele ficou conhecido por ser um líder nato da América Latina e no Mundo. Tinha inúmeros admiradores, mas tinha também opositores ferrenhos e lideres midiáticos que o chamava de ditador. Apesar disso na Venezuela durante seu governo houve 16 eleições com 15 vitórias do seu partido o PSUV e uma derrota num referendo.
Chávez morreu em 5 de março de 2013, após ser reeleito em 2012. Ele sofria de um violento e repentino câncer e após tratamento em cuba, não resistiu e faleceu, deixando alguns opositores histéricos comemorando e uma multidão de venezuelanos e pessoas pelo mundo comovido. A Revolução Bolivariana como ele chamava seu governo, continuou com seu aliado Nicolás Maduro eleito nas eleições de 2013.

Ed Santos

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter