Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

G1 destaca Itiruçuense em cortejo de Fidel; homenageiando líder


O estudante de direito, o itiruçuense Gabriel Iervese, de 22 anos, filho do ex-prefeito e empresário Carlos Roberto Martinelli Iervese, viajou para Cuba na passada semana para se despedir do líder da Revolução Cubana Fidel Castro Ruz, que faleceu aos 90 anos de idade, na noite do passado dia 25 de Novembro. Ele fez parte da caravana que contou com a presença de mais de milhões de pessoas de Cuba e do Mundo. O itiruçuense fez o mesmo percurso que Fidel fez na época da Revolução em 1959, seguindo o cortejo fúnebre.

Ao site G1 que entrevistou Gabriel, ele teria contado fez esforço financeiro para chegar a Ilha. Vestido com uma camiseta de Che Guevara e uma bandeira do Brasil nas costas, o jovem disse: "Juntei todas minhas economias e vim. Teve quem disse que era uma loucura e quem queria estar aqui comigo. Está sendo melhor do que eu esperava", afirmou. Ele contou ter atravessado o território cubano em uma viagem de 20 horas. "Não se vê pobreza extrema. Gente de toda idade gosta do Fidel, até quem pede um pouco mais de abertura. Fidel era o maior líder mundial."

O site do grupo Globo, ainda teria relatado testemunhos de jovens cubanos sobre o que representava Fidel. O taxista Vladimir Chacon, 23 anos, disse ter feito sua homenagem pela manhã, mas voltou ao trabalho à tarde. Questionado se o jovens dão menos apoio a Fidel do que outras gerações ele afirmou: "os jovens não sofreram o que aqueles que viveram as antigas gerações viveram. Mas mesmos aqueles que criticam o governo guardam uma admiração", observa.
Resultado de imagem para fidel castro jovem
"As pessoas que vivem fora só veem o que é ruim. Todos têm o básico para viver. Temos a alimentação básica desde que nascemos coisa que os países que nos criticam não têm. Eles não veem como avançamos na saúde", completa. Orialis Magañe, 42, professora de dança disse que os filhos, Kiara, de 5, e Carlos, de 7, que se sentaram em uma calçada para descansar. "Minha filha me pediu para trazer água e merenda. Acha que vamos passar a noite toda", conta a mãe. "Hoje é um dia muito especial. Às vezes me dá vontade de chorar. Eu recebi muito de Fidel. Minha formação profissional por exemplo. Sou de uma época em que o governo achava importante a difusão da cultura. Professores vinham de toda parte porque a dança era vista como aspecto importante para cultura local. Ele fez de Cuba um exemplo para o mundo".
Resultado de imagem para fidel castro jovem

Do Brasil ainda tivemos o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente constitucional Dilma Rousseff (PT). O presidente boliviano Evo Morares e da Venezuela Nicolás Maduro entre outros da América Latina também participaram do cortejo.
Resultado de imagem para Lula e Dilma em Cuba

De Itiruçu ainda houve manifestação de Jorge Batista presidente do PCdoB e do diretório do partido, do empresário Carlos Martinelli, ressaltando a pessoa do líder cubano e sua importância para o avanço dos ideais de resistência ao imperialismo e de avanços sociais. A líder da APLB sindicato Margarete Froes, militante do PCdoB enviou uma nota ressaltando seu sentimento. "Sou Comunista de coração. Tenho muito que aprender com este partido. E muitas pessoas precisam conhecer o que é o comunismo para romper com mitos existentes sobre. Para mim Fidel não foi um ditador e sim um grande Revolucionário.  O que estamos precisando em nosso Brasil."

Já o diretório do PCdoB enviou a seguinte nota: "Fidel representou um símbolo da libertação dos povos da América Latina e uma referência para a luta pelo socialismo no mundo. Toda a biografia de Fidel é um marco e uma referência para nós, do que significa ser um revolucionário e do quanto uma causa justa pode transformar a vida de um povo, como transformou a vida do povo cubano."

Foto de Gabriel (Letícia Macedo do G1)

Ed Santos

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter