Bahia terá centro especializado na assistência a pessoas autistas - Itiruçu Notícias
Arrow

Acesse e curta nossa FAN PAGE no Facebook




Anuncie aqui seu evento! Apoio cultural Itiruçu Notícias


Campanha


As mais visitadas


Colunistas

O Seu Direito

Êta, Lê, Lê


Utilidade Pública


CENIPA

PM

Bahia terá centro especializado na assistência a pessoas autistas

Edição: Itiruçu Notícias - - quarta-feira, 9 de novembro de 2016 - 0 Comentários


Com previsão para iniciar os atendimentos ainda no mês de novembro, o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista ampliará o acesso à atenção especializada dos pacientes com este tipo de transtorno.  Para o funcionamento da unidade, instalada no Campo Grande, em Salvador, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, assinará na próxima sexta-feira (11), o contrato de gestão com representantes da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, organização social que irá gerir o serviço.

O Centro contará com uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, educador físico, enfermeiro, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, musicoterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogos e terapeutas ocupacionais, além de pessoal de apoio, que trabalhará para contribuir para o desenvolvimento e a inclusão social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)e suas famílias.
A unidade ainda funcionará como um espaço para capacitação de profissionais para o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em todo o estado da Bahia. A expectativa é também ofertar campo de estágio e extensão de Instituições de Ensino Superior e de Ensino Técnico em Saúde.

A ONU estima que exista, em todo o mundo, cerca de 70 milhões de autistas. Na Bahia, a estimativa é que esse número chegue a 70 mil. Hoje se considera que até três quartos das pessoas com TEA também têm associado algum grau de deficiência intelectual, principalmente pela falta de estímulo. Quanto à prevalência, estudos relatam cerca de um caso em cada 45 crianças nascidas vivas, podendo ser quatro vezes mais comum em meninos do que meninas.
O Autismo é um transtorno do desenvolvimento, que se manifesta tipicamente antes dos três anos de idade, afetando o desenvolvimento psiconeurológico, comunicação, condutas comportamentais e convívio social. O comprometimento pode ser muito grave e estar associado à deficiência mental, ou tão leve que o portador do transtorno consegue levar uma vida próxima do normal.
Fonte: Ascom/ Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Publicidade

 photo dra rita coacutepia_zpsxcdxnsbz.png

 photo gilmarblogif_zpsi4cfgiei.gif
COMPRE AQUI

Ou pelo WhatsApp:
(11) 98109 7241