Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Moisés se profissionalizará como arbitro de futebol


A arbitragem Baiana  vem se aperfeiçoando a cada dia e a região do Vale do Jiquiriça tem um representante, Moisés Ferreira Simão da cidade Lajedo do Tabocal, que participou do Seminário de Apresentação dos Trabalhos dos alunos da 2ª turma da Escola Baiana de Árbitros de Futebol Lourival Dias Lima Filho, visando a profissionalização na arbitragem de futebol.  Moisés é o único representante  de toda a região entre feira de Santana e até conquista
O evento que entrou para a história da arbitragem baiana, diante de grandiosas apresentações e participações daqueles que caminham para entrar na profissão e de outros que tanto já contribuíram para elevar a qualidade da mesma.
No último sábado (27), em Salvador, Moisés  e outros futuros árbitros apresentaram seus trabalhos de conclusão do Curso de Formação de Árbitros, realizado pelo Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol (Sinbaf), Fundação Bahiana de Engenharia (FBE) e Federação Bahiana de Futebol (FBF), a uma banca examinadora, composta pelos ex-árbitros Lúcio José Silva de Araújo, Manoel Nunes Lopo Garrido e Paulo Celso Bandeira. Este último também membro da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA).

 O total de 17 temas foi apresentado pela turma, que se dividiu em 14 duplas e três trios. Além das explanações, trabalhos escritos, dentro das normas da ABLT foram entregues. Entre os temas abordados estavam Arbitragem Preventiva/finta nos penais e invasão de área/aplicar todas as situações penais; Infratores persistentes/rodízio de faltas/agarra-agarra; Mão intencional; Vantagem/posse de bola; Posicionamento inicial com a bola fora de jogo; Posicionamento com a bola em jogo e vibras com o jogo; Participação efetiva do árbitro assistente na sua área de interferência fora do campo visual do árbitro; Sinalizações e uso do apito; Situação clara de manifesta de gol e ataque promissor; Contato visual com tomada de decisão na área cinzenta; Horário, plano de trabalho e "team work", preenchimento relatório e concentração; Em quais situações se aplica CA e forma de exibição; imprudência/temeridade/uso de força excessiva; Envolvimento no jogo ativo-interferir no jogo, ganhar vantagem e interferência no adversário; Deslocamento com a bola em jogo e previsão da próxima etapa jogada/posicionamento com tomada de decisão; Importância de se chegar na linha de meta nas jogadas de ataque e de ficar na linha de penúltimo defensor durante a partida; Princípios da arbitragem, filosofia de arbitragem e trabalho em equipe. Tudo com ênfase nas Emendas das Regras de Jogo 2016-2017.

O professor do Curso e coordenador dos trabalhos, Arilson Bispo da Anunciação se mostrou satisfeito com o que viu. "A turma está de parabéns pela qualidade dos trabalhos apresentados. Foram excelentes produções, tudo muito bem feito e dentro do que é exigido para a formação de árbitros. Foram trabalhos de alto nível e um dia muito rico", destacou.

Agora, antes da formatura e entrega dos diplomas que acontece final de setembro, os futuros árbitros partem para a última etapa do Curso. No próximo sábado (3), eles participarão de uma palestra e mesa redonda com ex-árbitros baianos, que relatarão suas experiências na profissão.
Moisés já vinha atuando como arbitro amador e foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Intermunicipal de 2013 . Agora com o curso o arbitro poderá ser chamado  também atuar em jogos com organização da CBF.
Fotos divulgação

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

1 comments:

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter