Arrow

Acesse e curta nossa FAN PAGE no Facebook





Eventos



Anuncie aqui seu evento! Apoio cultural Itiruçu Notícias

Versículos Bíblicos


Colunas

O Seu Direito


Editorial

Salve, salve Itiruçu! 82 anos de Itiruçu de emancipação

Um embrião surgiu aos pés do morro imponente e grande por natureza, e banhado pelas aguas da lagoa Tiririca, foi assim que surgiu Itiru...


Notícias mais populares

Documentário conta a história de Edvaldo Valerio

Edição: Neto Oliveira - Itiruçu Notícias - terça-feira, 26 de julho de 2016 - 0 Comentários

O curta-metragem documental “Baladágua” conta a história de Edvaldo Valério, único atleta negro do Brasil a conquistar uma medalha olímpica na natação. O feito do baiano, conhecido como Edvaldo “Bala” Valério, aconteceu no revezamento 4x100 em Sydney, 2000.

No filme, Edvaldo reconta como foi a trajetória dele até aquela conquista: a infância pobre em Salvador, a descoberta do talento na adolescência, os momentos de incerteza na juventude, os desafios diários contra o preconceito, a falta de apoio financeiro e até contra a genética, já que a formação física dos negros cria uma série de dificuldades para o desenvolvimento de um nadador de alto rendimento.

O documentário entrevista pessoas importantes para a trajetória de Edvaldo, como o ex-treinador Sérgio Silva, o medalhista Gustavo Borges e o narrador Galvão Bueno, que narrou a prova em que Edvaldo entrou para a história da natação brasileira.

Com cenas ficcionais e imagens da competição em Sydney, “Baladágua” ainda mostra a realização de um sonho de Edvaldo: pela primeira vez ele volta para a Austrália, na mesma piscina que o baiano garantiu a medalha de bronze, ao fechar o revezamento. Um momento único para alguém que marcou seu nome no esporte olímpico.

“Baladágua”, cujo roteiro é baseado no livro A Braçada da Esperança, de autoria de Raphael Carneiro, foi promovido pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos, com patrocínio da Sudesb – Superintendência de Desportos da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. A produção é da Olivas Filmes e a direção é de Eduardo Oliveira, que tem formação em Jornalismo e Produção Cultural, trazendo em seu currículo a realização de outros quatro curtas metragens.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Publicidade

 photo dra rita coacutepia_zpsxcdxnsbz.png

 photo gilmarblogif_zpsi4cfgiei.gif
COMPRE AQUI

Ou pelo WhatsApp:
(11) 98109 7241