Arrow

Governo de Pernambuco adota modelo de atendimento do SAC Bahia

Por: Itiruçu Notícias - terça-feira, 31 de maio de 2016 - 0 Comentários





A Rede SAC, pioneira na prestação de serviços ao cidadão no país, vai compartilhar uma das ferramentas da sua tecnologia de atendimento com o Estado de Pernambuco. O Sistema Atende, responsável pelo gerenciamento de filas, distribuição de senhas, agendamento e chamada para serviços, será usado pela Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco (SAD/PE). O termo de cessão foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (31).

A cessão de uso do software passou pela apreciação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e tem validade de quatro anos. O Sistema Atende será implantado nas unidades de atendimento do Programa Expresso Cidadão, que já atua há 18 anos, reunindo serviços públicos prestados por órgãos estaduais, municipais e federais, para a população pernambucana.

Entre os serviços oferecidos no Expresso Cidadão, estão a expedição de documentos, como RG, CPF e carteira de trabalho. Além disso, há atendimento em diversos órgãos, como a Agência do Trabalho, Companhia Estadual de Habitação e Obras, Conselho Nacional de Justiça, Defensoria Pública, INSS, Junta Comercial, Ministério Público, Tribunal Superior Eleitoral e outros.

Intercâmbios - O SAC já inspirou modelos de atendimento semelhantes em vários estados e até no exterior. Entre as visitas técnicas mais recentes estão as dos representantes de Pernambuco, para o Expresso Cidadão, e do Viva Maranhão, inspirado no SAC da Bahia. Uma delegação do Acre também esteve em unidades da Rede SAC em Salvador, no ano de 2015, nas comemorações dos 20 anos da implantação do serviço baiano. No Acre, o serviço de atendimento inspirado no SAC foi batizado de Organização de Centrais de Atendimento (OCA).

O SAC também já exportou seu modelo para Portugal com o nome de Lojas do Cidadão; Bogotá, na Colômbia, onde foi batizado de Supercade; e República Dominicana, onde recebeu a denominação Punto Gob. Ainda no âmbito internacional, o SAC foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores práticas na área de prestação de serviços públicos. Dessa forma, passou a integrar a pauta dos produtos de exportação do Brasil, elevando o País à condição de polo difusor da transferência de know-how no atendimento ao público.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE