Eleição para líderes de classe mobiliza alunos - Itiruçu Notícias | Você conectado à informação!
Arrow

Acesse e curta nossa FAN PAGE no Facebook



Eventos



Versículos Bíblicos


Colunas

O Seu Direito


Editorial

Beija-flor

Um rio ferido na sua nascente E a culpa é dessa gente que não sabe respeitar. Água suja que me sufoca, Lixo e descaso na minha encosta...


As Mais Clicadas da Semana

Eleição para líderes de classe mobiliza alunos

Edição: Itiruçu Notícias - quarta-feira, 13 de abril de 2016 - 0 Comentários


Mais de 912 mil estudantes da rede estadual de ensino estão se preparando para a eleição geral de líderes de classe, que acontece nos dias 18,19 e 20 de abril, nas unidades escolares da capital e do interior. A expectativa é que 35 mil líderes e vice-líderes de classe sejam eleitos para o Ano Letivo 2016. A iniciativa faz parte de o programa Educar para Transformar, visando promover o protagonismo juvenil e envolver os alunos nas ações realizadas nas escolas, contribuindo assim para a gestão democrática e participativa.

Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe devem ser os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulador e propositor de melhorias para o ambiente na unidade de ensino. Entre as competências dos líderes estão representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma; elaborar um plano de trabalho relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem; e estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo.

As eleições aumentam a participação dos alunos na vida escolar, como explica a estudante Sara da Silva Santos. Ela foi eleita líder de classe da turma do 3º ano do Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na primeira eleição geral de líderes, em 2015. “Num trabalho com a direção e os outros líderes, conseguimos melhorias na estrutura, na qualidade da alimentação escolar e das aulas com bons professores”.

A mobilização nas escolas é feita com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação (Mires) e dos orientadores de estudos, que recebem formação para auxiliar os estudantes na elaboração do plano de ação e das metas para a escola. “A gente acredita muito na participação dos jovens como elemento modificador e transformador da educação, e a eleição é sempre um grande evento para as escolas pensarem sobre autonomia, empoderamento juvenil e participação dos jovens”, afirma a coordenadora de Articulação da Secretaria da Educação do Estado, Elaine Souza.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Publicidade

 photo dra rita coacutepia_zpsxcdxnsbz.png

 photo gilmarblogif_zpsi4cfgiei.gif

COMPRE AQUI


Ou pelo WhatsApp:
(11) 98109 7241