Hemoba inaugura unidade de coleta no SAC de Cajazeiras - Itiruçu Notícias
Arrow
Cores da Saúde: Julho Amarelo alerta sobre câncer nos ossos



Passeio Cicloturismo de Itiruçu


EDITORIAL

Reflexão do sofrimento superado pela Fé

As lágrimas escorrem como sangue de uma ferida, difícil de estancar.
As batidas do coração doem a cada pulsação.
O olhar que não encontra uma saída nem mesmo alguém que possa compreender, quando se está no chão.
Não há uma mão pra te levantar, mas várias para te empurra no abismo. Apagar a luz no fim do túnel com um sopro para que não enxergue a saída.
Mas com tua em fé em Deus, louvai, porque ele é bom
Em Salmos 107.06 diz “E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.”
Pois Deus conhece as duas dores e os seus sofrimento .
Os retos o verão, e se alegrarão, e toda a maldade tapará a boca.
Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as bondades do Senhor. Salmos 107:42,43 CONTINUE LENDO


COLUNISTAS



Coluna Joselito Fróes: Êta lê lê! : O Bar São Jorge

Existem certas relíquias que o tempo faz questão de perpetuar. Passa-se o tempo e a suas lembranças continuam vivas em nossos corações...


MAIS LIDAS DO MÊS


Hemoba inaugura unidade de coleta no SAC de Cajazeiras

Por: Itiruçu Notícias - segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016 - 0 Comentários


Quem já está acostumado a renovar a carteira de habilitação ou pedir uma segunda via da identidade nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) pode, a partir de hoje (22), também doar sangue, na unidade de Cajazeiras. A inauguração da nova unidade de coleta de sangue da Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (Hemoba), no SAC Cajazeiras, na capital baiana, consolida uma nova estratégia de captação para reduzir o déficit de bolsas no estado.

"A idéia é que para praticar esse ato de solidariedade, as pessoas não precisem se deslocar para uma unidade de saúde, por isso, focamos na aquisição de unidades móveis e na implantação em postos do SAC", afirma o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ao explicar ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% da população de um país deve doar sangue, mas no Brasil, o percentual de doadores está na casa de 1,7%, muito abaixo do que é considerado ideal.
Para o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes, "o SAC é um modelo de eficiência de atendimento, que leva serviço e cidadania. Agora, com esse projeto piloto, passa a realizar a coleta de sangue e o cadastro de medula óssea. Avaliaremos o serviço para poder replicar em outras unidades", destaca o secretário.

De acordo com o diretor geral da Hemoba, Marinho Marques, "o posto terá a capacidade de coletar até 120 bolsas diárias e as próximas unidades da Rede SAC em estudo para dispor do serviço, estão localizadas nos municípios de Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana", diz.
Um dos primeiros candidatos à doação foi o morador de Cajazeiras, Jaime Pereira Lima. Ele conta que já deixou de doar outras vezes por conta da distância até o posto de coleta da Hemoba, localizado na Vasco da Gama, em Salvador. "É um estímulo maior ter um posto próximo a minha residência. A possibilidade de doação aumenta", falou Jaime. Outro candidato à doação foi Marcelo Santos Silva. "Sou doador desde 2006 e com esse novo posto no SAC, com certeza, facilita a doação", ressalta.

Para atender à demanda da Bahia, seria ideal o armazenamento de 450 mil bolsas de sangue por ano, mas, de acordo com a Hemoba, em 2015 foram coletadas apenas 104 mil. De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos um, em cada dez pacientes internados necessitam de sangue, sendo que até quatro vidas podem ser salvas com uma doação, isso porque o sangue é separado em quatro tipos de componentes, específicos para a necessidade de cada paciente.

Quem pode ser doador

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, deverão estar acompanhados pelo responsável legal. Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, ou mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Ascom/Sesab


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif



São Pedro 2018

Melhores momentos - Por Wilson Novaes