HGE com Atendimento a Múltiplas Vítimas - Itiruçu Notícias Estamos com um pequeno problema técnico em nosso portal no slider inicial da pagina, que já estamos procurando resolver o mais rápido possível. Grato pela compreenção

Arrow
MENSAGEM DE ANO NOVO

Campanha

EDITORIAL

Viajando no tempo: do Jornal Itiruçu, evoluindo até o Itiruçu Notícias


O tempo urge e as memórias ficam, para revela a sua história. Recebi do amigo poeta Claudio Fernandes uma lembrança dos primeiros passos na área da informação. Na época não tinha internet, blogs, redes sociais, sites muito mesmo WhatsApp, mas já naquela época dávamos os primeiros passos na área da comunicação escrita. CONTINUE LENDO

COLUNISTAS

Coluna Joselito Fróes: Êta lê lê! : O Bar São Jorge

Existem certas relíquias que o tempo faz questão de perpetuar. Passa-se o tempo e a suas lembranças continuam vivas em nossos corações...


MAIS LIDAS EM 2017


HGE com Atendimento a Múltiplas Vítimas

Por: Itiruçu Notícias - - quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016 - 0 Comentários


O Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE), o primeiro a ser implantado no Brasil, foi inaugurado pelo Governo da Bahia nesta quarta-feira (3). Com investimento de mais de R$ 800 mil, o centro está preparado para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente.


Durante a inauguração, médicos, enfermeiros, auxiliares e corpo administrativo demonstraram como o estacionamento se transforma, em poucos minutos, em mais um núcleo de atendimento do hospital. As ambulâncias chegando uma atrás da outra e o volume de pacientes recebidos ao mesmo tempo impressionaram até quem já sabia que era uma simulação, dando a dimensão das dificuldades enfrentadas quando ocorre algum desastre de grandes proporções.

Para o secretário da Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas, a capacidade de atendimento ao grande número de pessoas simultaneamente é importante para um estado com as características da Bahia, que abre nesta quarta-feira o Carnaval, maior festa a céu aberto do planeta.

“A Bahia recebe centenas de milhares de pessoas a mais, que se aglomeram em pequenos espaços, o que expõe e torna possível um acidente com múltiplas vítimas simultâneas. Algo que afetaria até dez pessoas, aqui pode vitimar centenas. Por isso é importante que Salvador tenha espaço para o atendimento de múltiplas vítimas”, afirmou o secretário.

Infraestrutura

O estacionamento coberto já é equipado com toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características de uma emergência hospitalar. As vítimas chegam, passam por uma triagem e são encaminhadas rapidamente para as áreas verde, amarela e vermelha, identificadas e adequadas à gravidade dos ferimentos. Os familiares também são recebidos por uma equipe de assistentes sociais.

“O HGE tem equipes distintas de domingo a domingo, com seu coordenador médico, de enfermagem e todas as demais especialidades. Todas essas equipes estão sendo treinadas para atuar, independente do dia, para o atendimento de emergência em grandes desastres, sem prejuízo do atendimento normal do dia a dia”, explicou o diretor-geral do HGE, André Luciano Andrade.

Parceria entre Bahia e Alemanha

O equipamento é o resultado de uma parceria entre os governos do Brasil e da Alemanha. “Nós estamos trabalhando não somente com a Europa, mas também com a Ásia, na Coreia e na China, onde vamos em março buscar investimentos para a Bahia”, acrescentou Fábio Villas-Boas.

De acordo com a cônsul da Alemanha, Petra Shaeber, a parceria é um legado da Copa do Mundo. “Na preparação da Copa, sempre falamos dos legados, tanto na Alemanha, em 2006, como no Brasil. E nessa preparação, houve uma iniciativa dos dois governos de fazer um treinamento nas cidades sede para atendimento a múltiplas vítimas. E aqui foi disponibilizado este espaço, é um grande prazer estar aqui hoje e ver isso funcionando”.
Informações do Repórter Raul Rodrigues


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif