HGE com Atendimento a Múltiplas Vítimas - Itiruçu Notícias
Arrow

Acesse e curta nossa FAN PAGE no Facebook




Anuncie aqui seu evento! Apoio cultural Itiruçu Notícias


Campanha


As mais visitadas


Colunistas

O Seu Direito

Êta, Lê, Lê


Utilidade Pública


CENIPA

PM

HGE com Atendimento a Múltiplas Vítimas

Edição: Itiruçu Notícias - - quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016 - 0 Comentários


O Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE), o primeiro a ser implantado no Brasil, foi inaugurado pelo Governo da Bahia nesta quarta-feira (3). Com investimento de mais de R$ 800 mil, o centro está preparado para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente.


Durante a inauguração, médicos, enfermeiros, auxiliares e corpo administrativo demonstraram como o estacionamento se transforma, em poucos minutos, em mais um núcleo de atendimento do hospital. As ambulâncias chegando uma atrás da outra e o volume de pacientes recebidos ao mesmo tempo impressionaram até quem já sabia que era uma simulação, dando a dimensão das dificuldades enfrentadas quando ocorre algum desastre de grandes proporções.

Para o secretário da Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas, a capacidade de atendimento ao grande número de pessoas simultaneamente é importante para um estado com as características da Bahia, que abre nesta quarta-feira o Carnaval, maior festa a céu aberto do planeta.

“A Bahia recebe centenas de milhares de pessoas a mais, que se aglomeram em pequenos espaços, o que expõe e torna possível um acidente com múltiplas vítimas simultâneas. Algo que afetaria até dez pessoas, aqui pode vitimar centenas. Por isso é importante que Salvador tenha espaço para o atendimento de múltiplas vítimas”, afirmou o secretário.

Infraestrutura

O estacionamento coberto já é equipado com toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características de uma emergência hospitalar. As vítimas chegam, passam por uma triagem e são encaminhadas rapidamente para as áreas verde, amarela e vermelha, identificadas e adequadas à gravidade dos ferimentos. Os familiares também são recebidos por uma equipe de assistentes sociais.

“O HGE tem equipes distintas de domingo a domingo, com seu coordenador médico, de enfermagem e todas as demais especialidades. Todas essas equipes estão sendo treinadas para atuar, independente do dia, para o atendimento de emergência em grandes desastres, sem prejuízo do atendimento normal do dia a dia”, explicou o diretor-geral do HGE, André Luciano Andrade.

Parceria entre Bahia e Alemanha

O equipamento é o resultado de uma parceria entre os governos do Brasil e da Alemanha. “Nós estamos trabalhando não somente com a Europa, mas também com a Ásia, na Coreia e na China, onde vamos em março buscar investimentos para a Bahia”, acrescentou Fábio Villas-Boas.

De acordo com a cônsul da Alemanha, Petra Shaeber, a parceria é um legado da Copa do Mundo. “Na preparação da Copa, sempre falamos dos legados, tanto na Alemanha, em 2006, como no Brasil. E nessa preparação, houve uma iniciativa dos dois governos de fazer um treinamento nas cidades sede para atendimento a múltiplas vítimas. E aqui foi disponibilizado este espaço, é um grande prazer estar aqui hoje e ver isso funcionando”.
Informações do Repórter Raul Rodrigues


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Publicidade

 photo dra rita coacutepia_zpsxcdxnsbz.png

 photo gilmarblogif_zpsi4cfgiei.gif
COMPRE AQUI

Ou pelo WhatsApp:
(11) 98109 7241