Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Agricultores e prefeitura faz ‘faxinaço’ contra Aedes Aegypti

Os produtores rurais residentes em Barreiras, na região Oeste da Bahia, saíram do campo para ajudar o poder público a combater o mosquito aedes aegypti, transmissor dengue, zika vírus e chikungunya – na cidade. A classe lançou, nesta terça-feira (16), a campanha “S.O.S Barreiras” e deu a sua contribuição doando máquinas agrícolas para atuar na limpeza de terrenos baldios, coleta de lixo e entulhos, além de fazer a desobstrução de canais, ruas e avenidas da cidade.
Ao todo, foram cedidas à prefeitura cerca de 30 máquinas pesadas, entre caçambas, patrolas, caminhões pipas, roçadeiras, pás-carregadeiras e motonoveladora e os respectivos operadores para cada patrulha mecanizada. A ação conjunta, promovida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e o Sindicato de Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), deve durar aproximadamente 15 dias.

As equipes foram distribuídas e já estão atuando em diferentes áreas da cidade, coordenadas pela prefeitura de Barreiras, que definiu o itinerário, atendendo ao critério de prioridade estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, com base nos índices de infestação. As áreas com o maior número de casos receberão mais equipes para eliminar os criatórios do mosquito.
O presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, ressalta que o objetivo é contribuir para a redução de casos da doença relacionadas ao mosquito transmissor. “Só venceremos esse problema com a participação de todos. Cabe a cada um olhar o seu quintal, não deixar água acumulada, enfim, fazer a sua parte. Nós, produtores rurais, estamos dando a nossa contribuição, tirando o equipamento das fazendo no meio da safra, ou seja, interrompendo os trabalhos lá para abraçar essa causa. Esperamos com isso incentivar outros segmentos da sociedade a fazer o mesmo”, disse.

Segundo Busato, todos os produtores residentes em Barreiras aderiram à campanha, contribuindo de alguma maneira para que a mobilização ocorresse. “Eu mesmo falei com cada um deles e não recebi nenhum não. Teve máquinas que viajaram 200 Km para chegar até a sede. Quero aqui, em nome da Aiba, parabenizá-los e agradecê-los por esta importante iniciativa”, ressaltou.
O presidente do SPRB, Moisés Schmidt, destacou que o objetivo da ação é reforçar as equipes da prefeitura, com trabalhos simultâneos em vários bairros da cidade, a fim de otimizar a operação, já que temos prazo para iniciar e concluir os serviços. “Os trabalhos serão intensificados em dois turnos porque os maquinários precisam voltar às propriedades rurais devido ao período de colheita que se aproxima”, explica.
Já o presidente da Abapa, Celestino Zanella, ressaltou a importância da iniciativa. “É essencial a união de todos para que a população fique mais tranquila diante do quadro alarmante de Microcefalia associado ao Zika Vírus. Nós produtores estamos comprometido com a causa e estamos disponibilizando voluntariamente máquinas e operadores para esta luta”, disse.
Ascom Aiba

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter