Arrow

Acesse e curta nossa FAN PAGE no Facebook





Eventos



Anuncie aqui seu evento! Apoio cultural Itiruçu Notícias

Versículos Bíblicos


Colunas

O Seu Direito


Editorial

Salve, salve Itiruçu! 82 anos de Itiruçu de emancipação

Um embrião surgiu aos pés do morro imponente e grande por natureza, e banhado pelas aguas da lagoa Tiririca, foi assim que surgiu Itiru...


Notícias mais populares

Policlínica regional começa a ser construída em Março

Edição: Neto Oliveira - Itiruçu Notícias - terça-feira, 12 de janeiro de 2016 - 0 Comentários


Aconteceu no Auditório da Terceira Visão em Jequié na manhã de segunda feira (11), a 2ª reunião constituinte para criação do Consórcio de Saúde do Vale do Jiquiriça e do Médio Rio de Contas, em Jequié. O evento contou com a presença do Dr. João Ananias (ex secretário de saúde do estado do Ceará) e atual consultor de saúde para criação dos Consórcios no estado da Bahia.

De acordo com site Jequié News, Joana Molesine, coordenadora de gestão de saúde regionalizada do estado da Bahia, especialista em saúde pública, destacou que a união entre os prefeitos que compõem o consórcio é um fator decisivo, objetivando solucionar os diversos problemas de saúde enfrentados pelos municípios.

Nelson Portela que já foi prefeito de Maracás por dois mandatos consecutivos, atual coordenador dos Consórcios de Saúde, disse aos prefeitos e prefeitas presentes na reunião, que ainda neste mês de janeiro, será licitada a Policlínica da regional de Jequié, que será construída no terreno onde funcionou a escola de menores (antiga FUNDAC) no Bairro Mandacaru.

Já segundo o Blog Marcos Frahm, o evento contou ainda com o presidente eleito do Consórcio Público de Saúde, o prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão o Zé Cocá, que disse apostar na construção da policlínica para auxiliar as prefeituras com assistência nos casos de média e alta complexidade. Na Bahia, serão construídas 28 Policlínicas e 28 UPAs.

No fim da reunião, os prefeitos presentes aprovaram, por unanimidade, o Estatuto do Consórcio Público de Saúde da Região de Jequié. São finalidades do Consórcio público Interfederativo de Saúde da Região de Jequié: a cooperação técnica e financeira na área de saúde entre os entes federados, visando à promoção de ações de saúde pública assistenciais; prestação de serviços especializados de média e alta complexidade, em especial Serviços de Urgência e de Emergência hospitalar e extra-hospitalar; Ambulatórios Especializados, Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas – CEOs, Assistência Farmacêutica, dentre outros serviços relacionados à saúde em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS, bem como com o Plano Diretor de Regionalização – PDR do Estado da Bahia.

A previsão para o início das obras é abril com estimativa de conclusão em 2017. O Estado deve investir aproximadamente R$ 17 milhões na construção e aquisição de equipamentos. Para o funcionamento da Policlínica, será realizado um rateio dos valores de custeio definido em 60% para os municípios e 40% para o Estado.

Mais uma vez não havia nenhum representante ligado às autoridades itiruçuenses. Itiruçu, que inclusive está situado no Vale do Jiquiriçá e fez adesão ao consorcio, porém quase nunca participa de encontros.
Foto: Divulgação/ Vi Blog Edsantos


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Publicidade

 photo dra rita coacutepia_zpsxcdxnsbz.png

 photo gilmarblogif_zpsi4cfgiei.gif
COMPRE AQUI

Ou pelo WhatsApp:
(11) 98109 7241