Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Femadum 2016 acontece nos dias 09 e 10 de janeiro


Um dos eventos mais populares da Bahia estará de volta nos próximos dias 9 e 10 de janeiro. O Festival de Música e Artes Olodum (Femadum), acontece no Largo do Pelourinho com o tema Brasil, Mostra Tua Cara! Sou Olodum, Quem Tu És?. 
O Femadum é o principal evento cultural do bloco afro Olodum realizado antes do Carnaval. O festival, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), divulga a diversidade da cultura afro baiana e brasileira, além de dar oportunidade e visibilidade a talentos populares que buscam na cultura afro uma fonte de inspiração.

O evento possibilita a compositores, músicos e ao público em geral um reencontro com fatos da história do Brasil e de países africanos, por meio de composições populares, ou seja, um olhar do povo sobre a história e sua reprodução através da cultura. Através de um concurso artístico-cultural aberto a compositores, realizadas em setembro de 2015, foram escolhidas duas composições musicais que representam o pensamento musical e artístico do Olodum e que contribuam para a materialização do enredo do Bloco Afro Olodum para o Carnaval de 2016: “Brasil, mostra tua cara!” - “Sou Olodum, quem tu és?”, além de proporcionar momentos de entretenimento, cultura e lazer. Este ano, as canções vencedoras se basearam no tema do Carnaval: Tambor Varonil (Jucka Maneiro Sandoval/ Roberto Cruz) e Dores e Glórias (Elll Costa/Graziela Ayres / Uéslei Lopes). O evento contempla diferentes linguagens artísticas, a música afro no geral, passando pelo samba reggae criado pelo saudoso Mestre Neguinho do Samba, a literatura afro e os workshops.

No Femadum 2016, o Olodum fará algumas merecidas homenagens, oferecendo o Troféu Samba-reggae a personalidades que de alguma forma contribuíram, ou contribuem para o fortalecimento do trabalho do Olodum, ou que tem contribuído para a valorização da população afrobrasileira. Nesta ano, um dos homenageados pelo festival é o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal.

Foi no Femadum que na década de 80, Luciano Gomes apresentou a música Deuses Cultura Egípcia, popularmente conhecida como “Faraó”. Música responsável por ao mesmo tempo visibilidade e popularidade ao Olodum e ao Sambam reggae.

Já participaram do evento vários grupos artísticos baianos, nacionais e internacionais, particularmente aqueles vinculados à cultura negra, além de personalidades de notório reconhecimento público, a exemplo de: Jimmy Cliff, Linton Kwesi Johnson, Mutabaruka, (Jamaica) o reggae man do Mali, Koko Dembele, Ray Lema do Congo, os angolanos Filipe Mukenga, Irmãos Almeida, MFA Kera de Madagascar, o Grupo musical Kilombo da Venezuela, e Afro Colômbia. Gal Costa, Caetano Veloso, Sandra de Sá, Roberto Ribeiro, Luiz Melodia, Elza Soares, Mário Gusmão, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Lazzo, Margareth Menezes, Xangai, Lecy Brandão, Ney Lopes, Banda Mato Seco, Emicida, Banda Tribo de Jah e Zezé Motta foram alguns dos artistas nacionais presentes. Personalidades como Pierre Verger, Mestre Didi, Mãe Estela de Oxossi do Terreiro Axé Opo Afonjá, o senador Abdias Nascimento e o presidente do SOS Racismo Francês e Sr. Harlem Desir.
Crédito foto: Magali Moraes

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter